gravida no terceiro trimestre deitada com as mãos na barriga

Alterações corporais no terceiro trimestre

Estou Grávida e Agora?, Gravidez

3 de Setembro de 2020

Você está na melhor fase da sua gravidez e sente-se confiante, mas agora vai começar a ter que usar outras roupas e talvez até sentir que está sempre com as mesmas. Tenha confiança, nesta nova fase que se aproxima vai sentir algumas alterações corporais, mas tudo vai correr bem.

A sua energia começa agora a diminuir um pouco e os pontapés adoráveis ​​do seu bebé estão a ficar cada vez mais fortes, mais desconfortáveis ​​e, às vezes, acabam nas suas costelas.

O seu corpo continuará a mudar no último trimestre. Aqui estão as principais mudanças a serem observadas:

Ganho de peso

A mulher em média ganha 12-15 kg durante a gravidez, mas isso depende do seu peso inicial antes da gravidez. Nesta fase, você está a aumentar 0,5-4 kg por semana.

Azia

Devido às alterações hormonais, adicionado ao facto de o útero empurrar os órgãos para dentro do abdómen para dar espaço ao bebé, muitas mulheres sofrem “azia” (pirose) no terceiro trimestre.

Dica: algumas mulheres grávidas referem que dormir mais na vertical (posição de semi-sentada) ajuda a aliviar a “azia” durante a noite.

Edemas

O seu útero em expansão também começa a pressionar as suas veias, e isso pode fazer com que note os seus pés, tornozelos e pernas um pouco “inchadas” (edemaciadas). Muitas mulheres acham que calçar sapatos com meias não é nada confortável. Você também pode notar edemas nos braços, mãos e à volta do rosto.

Dores e dores

O seu corpo está a começar a produzir relaxina, que “afrouxa” os seus ligamentos para ajudar a preparar o seu corpo para o parto. Um efeito colateral lamentável e doloroso desses ligamentos relaxados são dores nas costas e na bacia – tudo normal quando o corpo se prepara para o nascimento.

Micção frequente

Com o bebé a crescer e a começar a descer para a região pélvica, haverá um aumento da pressão na bexiga. Isso exigirá que você use a casa de banho com mais frequência e muitas vezes é a causa de muitas noites sem dormir.

Todas essas alterações corporais são perfeitamente normais, mas não se esqueça de discutir todas as suas preocupações com o seu médico e ou enfermeira.

Artigo escrito por Lansinoh®

O 3º Trimestre

Partilhar artigo

Artigos Relacionados