grávida bebe sumo de laranja na cozinha

As melhores bebidas para grávidas: como manter-se hidratada

Gravidez, Lifestyle Gravidez

29 de Maio de 2020

Ingerir uma quantidade adequada de fluidos é sempre muito importante, mais ainda durante a gravidez. As necessidades diárias de líquidos de uma mulher aumentam ao engravidar e estar bem hidratada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu bebé

O nosso corpo, assim como os corpos dos bebés são constituídos, em grande parte, por água.

Durante a gravidez, a futura mamã precisa de aumentar a ingestão de água porque é esta maior quantidade de líquidos que vai contribuir para o aumento do volume sanguíneo no seu corpo,  ajudando ainda na produção do líquido amniótico. Ou seja, a água é importante para manter a circulação do bebé (e a sua!) saudável.

Além disso, uma maior ingestão de água e líquidos contribui para não ter alguns problemas de saúde que podem ser comuns na gravidez como infeções urinárias, obstipação, hemorróidas e fadiga.  

Mas qual é a quantidade correta de líquidos que deve ingerir por dia? Os especialistas recomendam a ingestão de aproximadamente 2 a 2,5 litros de água por dia. Porém, não é necessário que beba somente água: as frutas e vegetais que contém grandes concentrações de água também podem (e devem) ajudar a manter-se hidratada, como a melancia, o pepino, o tomate, a laranja, etc.

Listamos algumas opções para se manter hidratada e saudável durante a sua gravidez e receitas para ajudar a criar bebidas deliciosas e saudáveis para si e seu bebé!

Água

Deve ser a sua bebida principal durante a gravidez. Esta ajuda o seu corpo a absorver os nutrientes essenciais dos alimentos que, por sua vez, serão levados até à placenta para nutrir o bebé.

Em alguns casos, beber grandes quantidades de água pode causar algum desconforto estomacal e até mesmo náuseas; neste caso, beba a água devagar e em pequenas quantidades ao longo de todo o dia, preferencialmente fresca.

Caso não goste da  água “pura”, pode sempre colocar folhas de hortelã, hortelã-pimenta, algumas gotas de sumo de limão ou lima, algumas frutas vermelhas ou até mesmo algumas fatias de pepino. Certamente a água ficará mais interessante e saborosa!

Leite

Durante a gravidez, o seu corpo precisa de 1 000 miligramas de cálcio por dia, para auxiliar no crescimento dos ossos e dentes do seu bebé.

O leite é uma das melhores fontes de cálcio; 1 copo de 250 mililitros de leite contém aproximadamente 300 miligramas de cálcio. Outros alimentos que também fornecem cálcio: brócolos, couve, alimentos derivados de leite (iogurte, queijos, …) entre outros.

Sumos de frutas

Esta é uma forma de manter-se hidratada e ainda ingerir várias vitaminais, tal como a vitamina C.

Mas lembre-se que os sumos devem ser naturais e sempre que possível sem açúcar.

Lembre-se que os sumos de fruta podem ser muito calóricos, portanto, se estiver a cuidar do seu peso ou de diabetes, deve ter atenção à sua ingestão e aconselhar-se com o seu médico.

Chás

São uma excelente alternativa à água. Podem ser quentes ou frescos, de acordo com a sua preferência.

Atenção ao adoçante! O açúcar não deve ser usado em grandes quantidades e nem todos os adoçantes podem ser utilizados na gravidez. Para saber o melhor chá e a melhor forma de adoçá-los, converse com seu médico.

Artigo escrito pela Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral e Dermatologista

Ver mais dicas na Academia Online

Partilhar artigo

Artigos Relacionados