grávida mostra teste de gravidez com resultado positivo

O que acontece no primeiro trimestre de gravidez?

Estou Grávida e Agora?

29 de Maio de 2020

A gravidez dura em média 9 meses ou entre 38 e 40 semanas. Os 9 meses da gravidez são divididos em três trimestres que assinalam os grandes marcos do desenvolvimento embrionário e fetal, desde a ovulação até o nascimento do bebé.

Cada trimestre é marcado por uma série de eventos, que em conjunto resultam no desenvolvimento do bebé. Nestes trimestres o corpo da mamã também passa por muitas mudanças para poder manter a gravidez, alimentar o bebé que está a se desenvolver e também a preparar o seu corpo para o parto e a amamentação depois do nascimento.

O bebé começa a formar-se com uma única célula: o óvulo transforma-se em blastocisto, num embrião e por fim, num feto.

O que acontece com a mamã?

O primeiro trimestre da gravidez vai da 1ª à 13ª semana. É o trimestre do desenvolvimento de todos os sistemas e órgãos do bebé. Após este período o bebé precisa de crescer e maturar os seus órgãos.

É no primeiro trimestre que costumam aparecem os sintomas mais incómodos, e muito comuns, da gravidez para a futura mamã: variações de humor, ansiedade, irritabilidade e aumento da sensibilidade, enjoos, aversão a alguns alimentos e cheiros, cansaço e sono intenso, azia, etc.

Durante esta fase terá as primeiras consultas de gravidez onde será orientada para realizar análises e sua primeira ecografia. A mamã também deverá ser orientada sobre a suplementação de ácido fólico, iodo e outras vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebé, caso seja necessário.

É muito importante que nesta fase inicial a mamã mantenha bons hábitos alimentares, optando por refeições leves, frequentes e nutritivas, além da ingestão de muitos líquidos.

O que acontece com o bebé?

Ao longo do primeiro trimestre da gravidez o feto cresce a um ritmo bastante acelerado e desenvolve os seus órgãos principais e estruturas internas.

No final do primeiro trimestre:

  • As mãos, pés e articulações já estão bastante desenvolvidas e completamente definidas;
  • O bebé possui já todos os órgãos, músculos, membros e ossos com que irá nascer;
  • O bebé já tem unhas na ponta dos seus pequenos dedos;
  • Os olhos e o nariz estão formados;
  • O sentido de audição do bebé já lhe permite ouvir sons e vibrações do interior do corpo da mãe, apesar dos ouvidos só finalizarem seu desenvolvimento à 24ª semana;
  • O bebé já consegue bocejar e já tem impressões digitais só suas, já é possível ouvir o coração do bebé através de uma ecografia;
  • O bebé tem o tamanho de um pêssego: pesa entre 15-20g e mede entre 65-75mm.

A partir deste momento o seu bebé vai concentrar toda a sua energia em crescer, amadurecer e engordar, preparando-se para o nascimento.

Mas atenção: cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, e as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas, com a revisão da Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral

 

O que acontece no segundo trimestre de gravidez?

Partilhar artigo

Artigos Relacionados