O que esperar das últimas semanas de gravidez

Estou Grávida e Agora?, Gravidez

3 de Setembro de 2020

Está quase! As últimas semanas de gravidez podem estar entre as mais desconfortáveis ​​e agora você está desesperada para conhecer o seu bebé.

Se ainda não aconteceu, os seus seios podem começar a vazar colostro e o seu instinto maternal de nidificação, fará com que você limpe tudo o que julga incomodar!

Não se concentre demasiado na data do parto – apenas 3% dos bebés chegam à data de vencimento e na primeira gravidez os bebés são famosos por se atrasarem.

A partir da 36ª semana da sua gravidez, o seu corpo começará a preparar-se para o nascimento. Começará a experimentar as contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como contrações práticas. Isso não significa que está em trabalho de parto; aproveite e treine os exercícios respiratórios.

Entre em contacto com o seu médico se essas contrações começarem a ficar mais próximas entre si e durante mais tempo.

O seu corrimento vaginal começará a aumentar e pode parecer um pouco rosado. Também pode começar a sentir a cabeça do seu bebé – ele prepara-se para a sua chegada ao mundo.

A vantagem desta situação é que você será capaz de respirar mais facilmente!

Início do trabalho de parto

Não acredite em tudo que vê nos filmes, incluindo a ideia de que a rutura do saco amniótico é o primeiro sinal de trabalho. O saco amniótico pode permanecer intacto até o nascimento do bebé. Se as “águas rebentarem”, certifique-se de anotar a cor, pois o seu médico desejará saber se a água estava limpa, manchada de sangue ou esverdeada.

A maioria das mulheres inicia o trabalho de parto com contrações leves, que às vezes podem parecer dor lombar. Se estiver em trabalho de parto, essas dores começarão a tornar-se mais fortes, mais longas e mais frequentes. Será capaz de reconhecer a diferença entre contrações reais e contrações de Braxton Hicks, porque as contrações da “prática” geralmente diminuem ou param quando se deita ou bebe um copo de água.

Como sinal claro que entrou em trabalho de parto é quando o tampão de muco que bloqueia do colo o útero sair e nessa altura terá uma perda de cor acastanhada e com sangue.

Durante a fase inicial do trabalho de parto, o colo do útero começa a dilatar-se (ampliar) uma média de um centímetro por hora para, embora isso possa variar de mulher para mulher. Você precisa de ter dez centímetros de dilatação antes de poder ajudar o seu bebé a nascer.

O início do trabalho de parto, pode ser um momento muito emocionante para si, mas é preciso lembrar-se que pode ser um processo longo. Mantenha-se calma e positiva, vai correr tudo bem – o seu bebé estará aqui antes que você perceba!

Artigo da autoria de Lansinoh®

Como sei que estou em trabalho de parto?

Partilhar artigo

Artigos Relacionados