mulher grávida com mãos na barriga

O que não fazer durante a gravidez

Estou Grávida e Agora?

29 de Maio de 2020

Durante a gravidez, são necessários alguns cuidados para que tudo ocorra de maneira tranquila e saudável, tanto para a mamã, como para o bebé. 

Durante este período muitas grávidas têm muitas dúvidas e, para ajudar, esclarecemos aqui algumas questões sobre o que não fazer durante a gravidez.

Tatuagens

Caso esteja a pensar em fazer uma tatuagem, o ideal é adiá-la para depois do seu bebé nascer.

Durante o período de gestação, a cicatrização e a pigmentação da pele estão alteradas. Por este motivo, a tatuagem pode não ficar como gostaria.

Comer por dois

Até às 12 semanas de gestação, a grávida não precisa de ingerir nada mais do que as suas necessidades usuais. A partir da 13ª semana de gestação, a grávida necessita apenas de ingerir 300 calorias adicionais por dia.

O importante é manter uma alimentação saudável e equilibrada ao longo dos 9 meses de gestação, rica em alimentos nutritivos e variados.

Fumar

Fumar durante a gravidez pode provocar problemas de saúde ao bebé na gestação e após o seu nascimento. 

Consumir bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas na gestação não é recomendada, podendo causar problemas de saúde para o bebé. Atualmente, alguns médicos autorizam as suas pacientes gestantes a consumir pequenas porções de vinho, por exemplo. Pergunte ao seu médico qual é a melhor maneira de lidar com esta questão durante a sua gravidez.

Praticar desportos radicais

Durante a gestação, os desportos e atividades radicais devem ser evitados. Estas atividades podem provocar perda de equilíbrio e trauma, quedas e muitos problemas à mamã e ao bebé.

Comer alimentos crus

Carne mal passada ou alimentos crus, frutas e vegetais mal lavados ou entrar em contacto com fezes de gato podem ser uma fonte do parasita de toxoplasmose

Nos adultos, muitas vezes os sintomas não são importantes, mas o parasita atravessa a placenta podendo infetar o bebé. Se tal acontecer, o bebé tem o risco de desenvolver toxoplasmose congénita.

Andar de avião

As viagens de avião são desaconselhadas a partir do terceiro trimestre de gestação. No entanto, poderá fazê-lo mediante autorização médica.

Caso a grávida faça viagens muito prolongadas, devem usar meias elásticas e movimentar as pernas para evitar tromboembolismo.

Conduzir

Após o 8º mês de gestação não é aconselhado que a grávida continue a conduzir. A barriga fica muito próxima do volante e para além disso podem ficar muito enjoada, cansada e ter alterações no equilíbrio e nos reflexos, o que pode representar risco para si e para o bebé.

Beber café

Em quantidades elevadas, a cafeína pode provocar problemas para o bebé. É importante lembrar que não é só o café que tem cafeína: chocolate, chá preto e refrigerantes também contêm.

Além disso, a cafeína pode piorar náuseas e azia.

O ideal é limitar a ingestão para 1 a 2 cafés por dia. 

Fazer radiografias

Realizar exames que emitam qualquer tipo de radiação como radiografias ou tomografias computadorizadas, são duas coisas que não deve fazer durante a gravidez. A emissão de radiação pode provocar alterações genéticas no bebé. Estes exames só devem ser feitos por recomendação médica.

Automedicar-se

A mulher grávida não pode tomar qualquer tipo de medicação. Antes de se medicar, é essencial consultar um médico.

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas, com base nas Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez e Recomendações do Serviço Nacional de Saúde (SNS24)

Ver mais dicas na Academia Online

Partilhar artigo

Artigos Relacionados