O que acontece no segundo trimestre de gravidez?

Estou Grávida e Agora?

29 de Maio de 2020

O segundo trimestre da gravidez vai da 14ª à 27ª semana. Este é o trimestre do crescimento do bebé

O que acontece com a mamã?

Para muitas mamãs, o segundo trimestre é a fase mais agradável e confortável da gravidez. Os enjoos matinais provavelmente já se foram, a barriga da mamã começa a crescer e a aparecer! Muitas mulheres grávidas relatam sentir mais energia e disposição física.

Geralmente com o fim dos enjoos o apetite volta ao normal, mas é importante não “comer por dois” e manter uma dieta saudável.

Use a energia extra para começar ou continuar a sua rotina de exercícios: caminhadas, natação e yoga pré-natal poderão ser boas opções de exercícios na gravidez. Ainda no que toca à saúde, é essencial que tenha cuidados redobrados com os seus dentes e gengivas, que podem estar mais sensíveis.

Durante as próximas semanas, vai começar a sentir o seu bebé a movimentar-se, primeiro de forma muito ténue, mas no final do trimestre, de forma vigorosa. É possível que o pai já consiga sentir o bebé a mexer-se ao tocar na barriga da mamã. 

O que acontece com o bebé?

Durante o segundo trimestre, o ritmo de crescimento do bebé acelera. Ao mesmo tempo que o bebé começa a ganhar peso, os seus órgãos internos continuam o processo de amadurecimento e exercitam as suas funções, preparando-se para a vida fora do útero.

No final do segundo trimestre:

  • O bebé movimenta-se, leva as mãos à boca e treina a deglutição, engolindo e expelindo líquido amniótico;
  • O bebé pode ter soluços – mas não se preocupe! Estes não costumam durar muito tempo e servem para treinar o seu pequeno diafragma. 
  • O bebé reconhece os sons produzidos pelo corpo da mãe, como a respiração, os batimentos cardíacos e a voz. Além disso, movimenta-se ao ritmo de alguma música.
  • O seu rosto tem um aspeto completamente humano e as suas feições já estão praticamente definidas.
  • O bebé já dorme e acorda com intervalos regulares e abre e fecha os olhos.

Mas atenção: cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero e as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas, com a revisão da Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral

O que acontece no terceiro trimestre de gravidez?

Partilhar artigo

Artigos Relacionados