Livros para ler na Gravidez

Lifestyle Gravidez

29 de Junho de 2020

Nove meses pode não parecer muito tempo mas é, sem dúvida, o suficiente para o surgimento inquietações e dúvidas não só sobre o presente – a gravidez –, mas também sobre a perspetiva de trazer um pequeno rebento para casa. Ter um bebé é uma aventura que deverá ser bonita, claro, mas tem também algo de desafiante.

A literatura, entre muitas outras coisas, é uma excelente aliada na procura de respostas tranquilizadoras. Nesta lista de 8 livros que todas as pré-mamãs precisam de ler, irá encontrar um pouco de tudo – humor, dicas de como agir em situações de emergência, formas de escapar ao stress, entre tantas outras coisas. Portanto, confira já 8 livros que toda a pré-mamã precisa de  ler!

O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé, Heidi Murkoff

Capa do livro O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé, Heidi Murkoff

O primeiro dos livros que toda a pré-mamã precisa de ler foi editado em 1984, sendo o manual de gravidez mais vendido em todo o mundo, com uma abordagem realista, tranquilizadora e repleta de dicas úteis e práticas. Com a revisão técnica e adaptação da versão portuguesa a cargo da Dra. Patrícia Lopes, médica pediatra no Hospital D. Estefânia, o livro cobre todos os tópicos que uma pré-mamã pode querer aprofundar – do planeamento até às primeiras semanas do rebento. Saiba mais sobre terapias alternativas, as últimas novidades sobre o teste pré-natal ou quais as opções para o parto ao virar as páginas deste manual da autoria de Heidi Murkoff, considerada em 2011 pela Time Magazine, uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.

Grávida – Livro de instruções, Sarah Jordan e David Ufberg

Capa do livro Grávida – Livro de instruções, Sarah Jordan e David Ufberg

Sarah Jordan, mãe veterana, e David Ufberg, obstetra e ginecologista, juntaram-se para criar um livro de instruções para a grávida – um manual destinado a responder a todas as questões importantes que assolam as pré-mamãs. De que tamanho é o meu bebé às 26 semanas? É normal sentir um desejo incontrolável de comer pickles? Qual é a melhor forma de evitar as festinhas na barriga indesejadas? Dúvidas naturais que invadem todas as grávidas e para as quais irá encontrar aqui uma resposta honesta e tranquilizadora.

O Grande Livro do Bebé – O Primeiro Ano de Vida, Mário Cordeiro

Capa do livro O Grande Livro do Bebé – O Primeiro Ano de Vida, Mário Cordeiro

São muitas as preocupações e questões práticas que assolam as mães – antes e depois do nascimento – sobre como cuidar de um bebé no seu primeiro ano de vida, quando tudo é novidade e o pequeno parece tão frágil. Devo dar de mamar? Posso dar banho ao meu recém-nascido? Como combater a febre? Neste livro, irá encontrar as respostas relativas às necessidades fundamentais do bebé – quanto à alimentação, sono, desenvolvimento, saúde e conforto –, pelo que é essencial para se desfazer de inquietações. Afinal, esta deverá ser uma aventura feliz!

Primeiros Socorros Bebés e Crianças, Hugo Rodrigues

Capa do livro Primeiros Socorros Bebés e Crianças, Hugo Rodrigues

Outro dos livros que todas as pré-mamãs precisam de ler é prático e extremamente importante. Este livro de Hugo Rodrigues procura responder a questões como quando procurar ajuda médica ou como reanimar uma criança. Sim, porque mesmo fazendo da segurança do seu bebé uma prioridade, é impossível antecipar todos os acidentes. Nestas páginas, irá encontrar dicas práticas e objetivas de como agir (e reagir) de forma adequada e rápida em situações de emergência.

60 Atividades Montessori Para o Meu Bebé

Capa do livro 60 Atividades Montessori Para o Meu Bebé

Maria Montessori, nascida em Itália em 1870, acreditava que todos nós nascemos com um determinado potencial e que o auto-desenvolvimento e a auto-educação devem, por isso, ser estimulados nas crianças. Este livro, baseado na pedagogia de Montessori para os mais pequenos – do nascimento aos 15 meses –, traz-lhe ideias várias para preparar o universo do recém-nascido, criar o material sensorial adequado às diferentes fases de evolução do bebé e incentivar a autonomia, entre muitas outras coisas.

Mindfulness Para Pais, Laura Sanches

Capa do livro Mindfulness Para Pais, Laura Sanches

Escrito pela psicóloga clínica Laura Sanches, o Mindfulness para Pais é um dos livros que toda a pré-mamã precisa de ler para aprender a lidar com as múltiplas obrigações e o stress que se avizinham. Mindfulness, agora uma palavra que nos surge nos ecrãs com mais frequência, significa prestar atenção, ou atenção plena, sendo que aqui nos surge como uma ferramenta para criar um relacionamento completo, presente, mais feliz e mais harmonioso entre pais e filhos. A autora procura ensinar os pais a adotarem uma nova atitude, para que possam educar para os limites, de forma consciente, respeitando as oposições da criança. É um ótimo livro para aprender a guiar os mais pequenos com confiança, num ambiente seguro, em que há respeito mútuo e empatia.

Pequenas Ideias Antes de Seres Mamã – ou como sobreviver à maternidade

Capa do livro Pequenas Ideias Antes de Seres Mamã – ou como sobreviver à maternidade

Um divertido livro com ideias e dicas para aprender a “sobreviver” à maternidade.

«Ser mãe marca um antes e um depois na vida de uma mulher: altera horários, a relação com o parceiro, carteiras e sapatos, forma de cozinhar… É uma montanha-russa de emoções e transformações.» 

O livro explica com ilustrações como antecipar cenários de ser mãe e dá dicas de combate para quem está prestes a ser mamã.

Com a pressão de ser uma mãe super-tudo – mulher, profissional, dona de casa, mãe – a intenção do livro é retirar essa pressão às futuras mães: «Antes de começares essa maravilhosa aventura em que estás a ponto de mergulhar, o melhor é saberes rir-te de ti mesma, das tuas inseguranças, dos teus medos, dos problemas que se avizinham…

O Livro de Receitas para Grávidas 

Capa do livro O Livro de Receitas para Grávidas 

Durante a gravidez, uma das maiores preocupações dos futuros pais é a alimentação certa para o bem-estar da mãe e do bebé. Outra, são os cuidados a ter, ou comportamentos a evitar, durante estes nove meses. Com este livro, vai conseguir responder a ambas.

Nas primeiras páginas deste livro, com a ajuda da nutricionista Rita Cruz de Sousa, vai encontrar toda a informação essencial que precisa de saber: dicas para uma gravidez saudável, quais os melhores alimentos e quais deve evitar, listas dos nutrientes necessários e onde os encontrar, informação sobre o peso ideal e truques para o controlar, conselhos para comer fora de casa; etc.

Na segunda parte do livro, vai encontrar 70 receitas simples, rápidas e saudáveis divididas em quatro categorias: snacks, sumos e entradas ligeiras; taças, cremes e sopas; pratos principais; sobremesas e bolos. Assim, terá muitas opções para variar a sua dieta, com receitas pensadas exclusivamente para esta fase tão importante da sua vida.

O Grande Livro da Grávida

Capa do livro O Grande Livro da Grávida

A gravidez é uma altura fértil em dúvidas, ansiedades e grandes preocupações. Da tomada de decisão a dois, à concepção, dos noves meses irrepetíveis de gestação, ao momento tão aguardado do parto e dos desafios que a seguir se colocam à mãe, há um mundo de questões por responder.

– Devo comer por dois na gravidez?

– Sempre fiz ginástica, posso continuar durante a gravidez?

– Que exames devo fazer ao longo da gravidez?

– O que devo esperar da ecografia morfológica?

– Sinto dores nas costas, é normal?

– Posso pintar as unhas e o cabelo estando grávida?

– Posso manter a minha vida sexual durante os 9 meses de gestação?

– Devo optar por um parto normal ou cesariana?

– O que devo levar para a maternidade?

A ginecologista e obstetra Marcela Forjaz garante que é essencial termos grávidas confiantes, despreocupadas e felizes, sem esquecer os pais seguros e envolvidos em todo o processo. Para isso é fundamental «descomplicar» a gravidez e vivê-la da forma mais segura e tranquila possível.

Parto Feliz, Marcela Forjaz

Capa do livro Parto Feliz, Marcela Forjaz

O parto é o final de uma longa caminhada de nove meses. O momento mais feliz para os pais que aguardam a chegada do seu tão desejado filho. Mas é também um momento de grandes dúvidas. Para que viva este momento único com toda a tranquilidade e segurança, a ginecologista e obstetra Marcela Forjaz, autora de O Grande Livro da Grávida, responde a todas as suas questões:

  • Devo fazer preparação para o parto?
  • A minha amiga diz que o toque é muito doloroso, é verdade?
  • Posso tomar algumas medidas para tornar o parto mais fácil?
  • O parto deve ser induzido?
  • Quais os sinais de que devo ir para a maternidade?
  • O que devo fazer se as águas rebentarem?
  • O que são as contracções?
  • O bebé sofre durante o parto?
  • Estou grávida de gémeos, posso ter um parto natural?
  • Devo assistir ao parto da minha mulher?
  • Devo amamentar?

Socorro! Sou mãe…, Rita Ferro Alvim

Capa do livro Socorro! Sou mãe..., Rita Ferro Alvim

Em “Socorro, Sou Mãe”, são abordados temas como o sono, a higiene, a segurança do bebé ou a amamentação e é ainda incluído um capítulo dedicado à mãe. Desde mães a tempo inteiro, passando por mães trabalhadoras, poderá aqui encontrar inúmeros testemunhos de outras mães como Cláudia Borges, Leonor Poeiras, Marta Aragão Pinto, Marta Atalaya, Ana Mesquita, entre outras.

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas

Filmes para ver durante a gravidez

Partilhar artigo

Artigos Relacionados