barriga de grávida com emojis

O que sente o bebé na barriga da mãe?

Estou Grávida e Agora?, Gravidez

29 de Maio de 2020

Ainda dentro do útero, o bebé começa a desenvolver os seus sentidos, o equilíbrio e as emoções. O bebé já é capaz de sentir muitas das coisas que se passam com a sua mamã. 

Os sentimentos, o tom das vozes que já pode ouvir e as reações que consegue captar são fundamentais para o seu desenvolvimento emocional no futuro.

Listamos a seguir, de acordo com a idade gestacional, o que o seu bebé sente durante a gravidez:

  • Batidas do coração –  partir da 10ª semana de gravidez, ainda no primeiro trimestre, o seu bebé já é capaz de sentir o batimento cardíaco da sua mamã. Isso pode explicar o porque dos bebés ficarem tão calmos quando estão no colo, próximos à região do tórax da mamã. 
  • Conversas –  entre as 18ª e a 24ª semanas, o seu bebé desenvolve o sistema auditivo. Portanto, já no segundo trimestre, já pode ouvir o ambiente externo e, desta forma, começa a criar um vínculo afetivo com as vozes que escuta. Quando ele nasce, é capaz de reconhecer as vozes, o que contribui para que ele se sinta seguro e protegido.
  • Emoções – devido a algumas hormonas, como a serotonina e a endorfina, que estão ligadas às sensações de bem-estar, o bebé consegue sentir quando a sua mãe está feliz. Mas ele também é capaz de sentir a libertação de adrenalina no sangue da mamã, quando esta se sente com medo, nervosa ou stressada.
  • Carinho –  a partir dos quatro meses da gravidez, o bebé começa a desenvolver o seu tato. Assim, os carinhos na barriga proporcionam-lhe uma sensação de conforto e de bem-estar. 
  • Mudança de posição da mãe – por volta da 17ª semana da gravidez, o bebé começa a melhorar o seu sentido de equilíbrio, e já sente quando a mamã muda de posição, quando se senta, deita, levanta-se e até quando pratica alguma atividade física, como alongamentos ou Yoga.
  • Música – os bebés costumam gostar de sons que lembrem a voz humana, como o som de um piano e de corais. Expor os bebés ainda na barriga das suas mamãs à música ajuda a que eles possam reconhecer melodias depois do nascimento. 
  • Paladar – no último trimestre da gestação, os bebés já começam a sentir o sabor do líquido amniótico, que se altera de acordo com a alimentação da mamã. Quando sentem um sabor que não acham agradável, podem até fazer caretas!

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas, com a revisão da Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral

Ver mais dicas na Academia Online

Partilhar artigo

Artigos Relacionados