O que precisa de saber sobre a massagem para grávidas

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

2 de Março de 2022

A massagem é uma maneira de contactar com a grávida de uma forma agradável, proporcionando momentos de bem-estar, relaxamento e capaz de aliviar algumas dores e/ou desconfortos musculoesqueléticos que possam existir.

O importante é que a grávida quando recorre a este tipo de serviços (massagem terapêutica, massagem de relaxamento, drenagem linfática manual) se certifique que o faz com um profissional especializado que conheça as alterações fisiológicas normais de cada trimestre da gravidez.

Precauções

Deve ter especial cuidado se está no primeiro trimestre de gravidez ou se lhe foi diagnosticada uma gravidez de risco.

Em ambas as condições deve consultar o seu médico obstetra e informar sobre a sua intenção de realizar alguma destas massagens.

Dica para massagem em casa

Use a bola de pilates (em caso de não ter, pode apoiar-se no sofá, na cama). Fique numa posição confortável de relaxamento.
Peça a alguém para fazer uma massagem:

  • alguma pressão nas mãos e fazer apenas pequenos círculos para fora;
  • deslize desde as costas até à barriga;
  • volte a fazer alguns círculos nas costas, mantendo uma pressão agradável para a grávida (pode fazer também na anca para ajudar a diminuir possíveis desconfortos).

Atenção: não fazer qualquer movimento por cima da coluna.

Artigo escrito por Joana Rodrigues, Fisioterapeuta Especializada em Saúde Materno-Infantil e fundadora do projeto Origem

Como fazer massagem ao períneo: guia passo a passo

Partilhar artigo

Artigos Relacionados