grávida a receber massagem em centro de beleza

Cuidados de beleza na gravidez

Saúde & Cuidados na Gravidez

29 de Maio de 2020

A maternidade é um momento marcante na vida da mulher e sempre associado a muitas emoções. Quando o teste dá positivo, a felicidade transborda!

As prioridades mudam, os sonhos ganham forma e começa um novo futuro. Mas nem tudo é um mar de rosas. 

As dúvidas, os receios e as incertezas também fazem parte desta nova etapa. Será que vou conseguir? Vou ser boa mãe? Estou a prejudicar o meu bebé? Só o facto de colocar todas essas questões já faz de si boa mãe!

Mas, se o dom de ser mãe é intrínseco à feminilidade da mulher, a sua beleza é igualmente um elemento fundamental para a integridade do seu ser. 

As alterações físicas que ocorrem durante a gestação podem tornar-se motivo de desconforto. As várias oscilações hormonais provocam alterações cutâneas tais como estrias, flacidez, acne e manchas. Geralmente ocorre, também, uma maior retenção hídrica, o que provoca celulite e edema. 

No entanto, hoje em dia é possível desfrutar da maternidade aliando bem-estar, saúde e beleza. Vamos saber como? Deixo-lhe um conjunto de cuidados de beleza na gravidez.

Trago no rosto a felicidade de ser mãe

Nas primeiras semanas de gestação há um aumento de progesterona, o que se traduz numa pele mais oleosa e que tem como consequência um aumento de acne. 

Para prevenir esta situação, a gestante deve ter como rotina diária a higienização correta do rosto, recorrendo a produtos adequados ao seu estado de pele. Na escolha do cosmético a utilizar, deve ter em consideração que o ácido retinóico não deve ser utilizado durante a gestação, podendo ser substituído pelo ácido azelaico, salicílico e glicólico. 

Quase 90% das gestantes apresentam manchas na pele (cloasma), que poderão permanecer após o parto. Esta situação resulta da acção das hormonas e da exposição solar. 

Como prevenção, deve evitar a exposição solar excessiva e utilizar protector solar, tendo sempre em atenção a sua reaplicação ao longo do dia. 

Um corpo, dois corações

Durante a gravidez a pele sofre várias alterações, causadas pela ação hormonal (cortisol, relaxina e estrogénio) e pela acção mecânica (estiramento do tecido mamário e aumento uterino progressivo) o que pode provocar estrias e flacidez.

Para evitar um estiramento excessivo da pele, a gestante deverá ter como primeiro cuidado o controlo do aumento do peso corporal.

De seguida deverá manter uma rotina diária de hidratação da pele, recorrendo a  cosméticos hidratantes e nutritivos.

É muito importante, também fazer uma esfoliação semanal, de modo a potencializar a ação do cosmético utilizado, bem como a estimular a microcirculação, diminuindo assim a sensação de pernas pesadas. 

A ajuda profissional

Num momento marcado por tantas mudanças, cuidados e sentimentos aflorados, poderá sentir-se mais segura se recorrer a uma ajuda especializada.

A profissional de Estética, tem as ferramentas necessárias para aplicar cuidados preventivos, de forma a minimizar os efeitos indesejados, bem como evitar maiores consequências da gestação. Além do que, poderá proporcionar-lhe momentos prazerosos que amenizam as alterações emocionais. 

Poderá optar por cuidar do rosto com uma limpeza de pele, cuidar do corpo com uma exfoliação corporal ou até reduzir edema e sensação de pernas cansadas com uma massagem de drenagem linfática manual.  Algumas profissionais disponibilizam também uma massagem de relaxamento adequada para grávidas. 

Agora que já não tem desculpa para não viver este momento em plenitude!

Cuide de si! Cuide de quem ama! 

Ser mãe é conhecer a beleza de existir!

Artigo escrito por Rita Pereira, Esteticista e Consultora Comercial no Body Concept

Ver mais dicas na Academia Online

Partilhar artigo

Artigos Relacionados