Como cuidar da pele sensível do bebé

O Bebé, Saúde & Cuidados do Bebé

9 de Setembro de 2021

Durante a gravidez a pele do bebé está envolvida por uma “película” natural chamada vérnix caseosa. Esta película protetora desaparece ao longo dos primeiros dias ou semanas após o nascimento, e a pele delicada e ainda imatura do bebé fica naturalmente exposta a todas as agressões do seu novo meio ambiente.

Durante os primeiros anos de vida a pele está em desenvolvimento contínuo e pode facilmente ficar irritada. É por isso muito importante a escolha dos produtos de cuidado de pele do bebé, que devem ser adaptados às suas necessidades.

O momento do banho

O banho é habitualmente um momento de relaxamento para o bebé, mas não nos devemos esquecer que deverá durar poucos minutos para evitar a desidratação da sua pele.

A casa de banho deverá ser previamente aquecida para que o bebé não sinta a diferença de temperatura, e a água do banho deverá ser tépida.

Alguns itens úteis para o banho do bebé são: um termómetro para garantirmos que a água se encontra à temperatura ideal (36-37°C); um produto de limpeza suave sem sabão, que respeite o equilíbrio da pele e não arda nos olhos; e uma toalha macia para secarmos gentilmente o bebé à saída do banho, sem esfregar, mas antes envolvendo-o num abraço.

Devemos ter especial atenção às zonas de pregas que devem ficar bem secas para evitar irritações.

Hidratação diária

Como a função de barreira da pele ainda não está completamente desenvolvida, a aplicação diária de um emoliente ajuda a hidratar e proteger a pele do bebé.

Escolha um produto que hidrate, nutra e ajude a reforçar a barreira cutânea do bebé protegendo-a das agressões externas. Uma textura fácil de espalhar e de rápida absorção facilita bastante a aplicação.

Poderá optar por uma textura ligeira e fluida para hidratar diariamente o corpo e rosto do bebé, ou por uma textura mais rica e nutritiva em algumas zonas mais secas, ou em todo o corpo e rosto se a pele do bebé for muito seca.

Aproveite o momento de aplicação do produto para reforçar laços com o bebé e fazer uma massagem suave que o ajude a relaxar. Não se esqueça de aquecer o hidratante nas suas mãos antes de o aplicar, para que o bebé não seja surpreendido pela temperatura fria do produto.

Muda da fralda

A zona da fralda é particularmente delicada, estando sujeita a irritações causadas pelo contacto prolongado com a urina e as fezes, no ambiente oclusivo da fralda.

Para prevenir a dermatite da fralda, devemos mudar a fralda frequentemente e garantir que a zona fica bem seca após a muda.

A limpeza deve ser feita com produtos suaves, sem sabão e sem álcool, como uma água micelar que não precisa de enxaguamento.

Dica: A água micelar poderá também ser utilizada para uma limpeza rápida das mãos, zona das pregas, rosto e olhos do bebé, sempre que necessário. Toalhetes impregnados em água micelar são uma opção prática, uma forma de ter a água micelar sempre à mão.

Depois da limpeza deverá ser aplicado um cuidado não oclusivo, especialmente formulado para proteger e acalmar a pele da zona da fralda, prevenindo e reduzindo as irritações.

Artigo escrito por Bárbara Freire, Farmacêutica e Training Manager Bioderma

ABCDerm é a gama da BIODERMA especializada na pele sensível do bebé. Todos os produtos são formulados de acordo com o compromisso dermatológico ABCDerm, garantindo assim a sua elevada segurança e tolerância para o bebé. Oferece produtos para cuidar da pele do bebé diariamente e para cuidar dos problemas ocasionais da pele do bebé. Todos os produtos indispensáveis para cuidar da pele dos mais pequeninos, e educar hoje a pele saudável de amanhã.
Partilhar artigo

Artigos Relacionados