Células estaminais

O que são células estaminais?

Parto, Parto e Pós Parto

31 de Agosto de 2020

As células estaminais, também conhecidas por células mãe ou células tronco, distinguem-se das demais por serem células indiferenciadas, o que significa que não possuem a especialização funcional que caracteriza as células adultas.

Têm a capacidade de gerar os diversos tipos celulares que constituem um organismo e reproduzem-se por um processo de divisão contínua, durante longos períodos de tempo.

Sucintamente, a sua função no nosso organismo traduz-se em reparar os tecidos danificados e substituir as células que vão morrendo.

Esta explicação torna-se simples se pensarmos que, ao longo das nossas vidas, o corpo humano, devido às agressões a que está sujeito, vai sofrendo múltiplas renovações dos tecidos de que é composto. Assim, à medida que as nossas células envelhecem e morrem, vão surgindo sucessivas substituições celulares para que seja mantido o equilíbrio.

O que permite esta renovação celular são as células estaminais, devido à sua enorme capacidade de multiplicação e transformação em tecidos carenciados.

Artigo escrito pela Equipa BebéVida

Porquê guardar as células estaminais?

Partilhar artigo

Artigos Relacionados