Todas as grávidas conseguem e merecem uma experiência de parto positiva e inesquecível, independente da forma como decidem trazer o bebé ao mundo. Os benefícios de uma experiência positiva são profundos e guardados para sempre na memória.
O que é o Hypnobirthing?
É um método de preparação para o nascimento simples, lógico, baseado em recentes evidências científicas, que prepara o corpo e a mente da grávida, seguindo os seus instintos naturais, proporcionando assim uma experiência de parto mais positiva.
O ideal é iniciar o Hypnobirthing pelas 24-28 semanas de gestação, no entanto existem resultados fantásticos com grávidas que iniciam o método já nas últimas semanas de gravidez.
Este método é praticado há décadas em países como Inglaterra, Austrália e Holanda. Em Portugal, ainda se dão os primeiros passos de forma lenta: é pouco conhecido, mas reconhecido por quem o pratica.
Quais são os benefícios?
Os benefícios do Hypnobirthing são imensos e os estudos desenvolvidos mostram que:
- encurta a duração do trabalho de parto;
- reduz o nível médio da dor;
- diminui a intervenção médica;
- reduz os níveis de ansiedade, bem como a necessidade de utilização de analgesia epidural;
- empodera o casal, fazendo com que o nascimento seja vivido de forma mais feliz, tranquila e confiante.
Estudos verificam, ainda, que os bebés que nascem das mães que praticam e aplicam o Hypnobirthing têm maior tendência a serem mais calmos e tranquilos. A ligação à mãe é mais próxima e têm, normalmente, um sono mais regular.
Que técnicas são usadas?
O Hypnobirthing trabalha a mente e as emoções da grávida através da hipnoterapia, “reprogramando-a”, para eliminar os medos e as ansiedades que atrapalham todo o processo de nascimento, dando-lhe um conjunto de técnicas para deixar o seu corpo trabalhar em harmonia, ganhando confiança e segurança.
Um dos fatores do seu sucesso é manter a mulher relaxada e tranquila através de várias técnicas, como:
- afirmações positivas;
- visualizações;
- combinação de técnicas de respiração;
- linguagem de Hypnobirthing;
- meditações;
- relaxamento;
- exercícios de autoconfiança;
- massagem suave;
- programa de treino.
A grávida e o acompanhante aprendem tudo acerca de si próprios, a nível emocional, mental, físico e espiritual. A grávida vai aprender a encarar os medos e a resolvê-los, assim como os receios, as ansiedades, as dúvidas, a impotência à dor, entre outros. A aprendizagem passa também por conhecer muito bem o corpo a nível físico, entendendo-o, aceitando-o para seguir os seus instintos naturais. Para isso é necessário compromisso, trabalho, e treino.
O corpo é maravilhoso e está desenhado na perfeição para conceber o milagre da vida, que é o nascimento. Assim, admire-se e confie em si e na sua capacidade em dar à luz.
Na sua essência, o Hypnobirthing serve para qualquer mulher e para qualquer tipo de parto. Percorrendo este caminho na preparação para o nascimento, está a desafiar o status quo cultural e acreditar que o parto pode ser maravilhoso. Hypnobirthing pode mudar a vida de qualquer mulher, mãe, família e bebé.
Artigo escrito pela Enfª Raquel Silva, Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica e Instrutora de Hypnobirthing