Quando falamos da pele de um bebé, temos que ter em conta as suas especificidades, que requerem cuidados diferentes de uma pele já madura.
É mais sensível e indefesa
A pele de um recém-nascido após o nascimento tem um pH diferente da do adulto, pois existe menos gordura que suporta a pele e menos glândulas sebáceas que a hidratam, tratando-se de uma pele muito fina, delicada, sensível, imatura e menos protegida.
A barreira cutânea do bebé é mais frágil e mais sensível a agressões externas, como fatores climatéricos, uma vez que se trata de uma pele muito fina e com pouca gordura subcutânea, com defesas diminuídas em relação ao frio e ao calor.
A produção de melanina é diminuída
Apesar de o número de melanócitos serem idênticos ao dos adultos, a atividade da melanina ainda não se encontra estabelecida, devido à imaturidade da pele.
A melanina é um fator biológico intrínseco que nos permite a proteção da radiação solar e, por esse motivo, não é recomendada a exposição solar direta em bebés até um ano de vida.
O sol também é considerado um fator biológico extrínseco positivo, uma vez que nos permite a sintetização da vitamina D e, por esse motivo, é recomendada uma exposição solar indireta diária até 15 minutos enquanto passeia o seu bebé.
Cuidados a ter…
Até aos 3 anos de vida, é recomendado o uso de protetores solares 50+, sem perfume, com filtros minerais, por se tratarem de filtros bem tolerados e seguros, indicados para a pele sensível e imatura do bebé, assim como para bebés com dermatite atópica. A sua aplicação é recomendada com uma renovação a cada 2 horas e após cada banho, com uma camada generosa para impedir a penetração da radiação solar.
Após os 3 anos de vida, a pele já se encontra em condições perfeitas de maturação, pois apresenta maior permeabilidade, e, por esse motivo, os protetores solares recomendados passam a ser protetores com filtros orgânicos, com maior agradabilidade cosmética e com várias opções no mercado de acordo com o seu gosto, desde os sprays até leites, mas ainda sem perfume. No entanto, relembre-se, a proteção 50+ e a sua reaplicação a cada 2 horas é fundamental para proteger o seu filho, evitando os danos nocivos da radiação solar, como queimaduras solares e cancro de pele.
Em dias de maior calor, é necessário relembrar que a pele tem tendência a desidratar, por isso leve consigo a nossa água termal, que é uma excelente fonte de hidratação e luminosidade, protegendo a pele da poluição e dos radicais livres, aliviando as queimaduras solares e protegendo as células dos danos causados pela radiação UV.
Proteja o seu filho nas horas de maior calor, use chapéu e prefira a sombra e aproveite as suas férias!
Neste verão cuide de si e da sua família!
Artigo escrito pela Farmacêutica Mariana Pinto de Sousa, Especialista em Dermocosmética dos Laboratórios Dermatológicos Uriage