A higiene do bebé é, possivelmente, um dos aspetos mais relevantes da rotina diária dos mais pequenos. Garantir a escolha dos produtos ideais, dos mais seguros e dos mais indicados começa mesmo antes da chegada de um filho. E, tratando-se de algo que os acompanha, a pais e filhos, durante os primeiros anos de vida, é importante optar por uma gama segura para a pele dos bebés e que, olhando para o futuro, garanta a sustentabilidade do nosso próprio planeta.
Está à espera da chegada de um filho? Fique descansada que a muda da fralda é algo que se aprende rápido, até porque terá que o fazer tanta vez que em pouco tempo estará a fazê-lo de olhos fechados. Mas até lá siga estas dicas.
Antes de mudar a fralda…
Porque a segurança está em primeiro lugar, antes de começar a mudar a fralda, garanta que tem todos os produtos necessários ao seu lado: toalhitas, compressas, fraldas e creme. Os bebés, por muito pequenos que sejam podem efetuar movimentos repentinos e, por isso, é importante que não tenha que se afastar para ir buscar um produto que se esqueceu.
Como a pele dos bebés é mais sensível que a dos adultos, deverá mudar a fralda com frequência, evitando que esteja muito tempo em contacto com a pele. Tendo em conta o tamanho da bexiga e dos intestinos dos bebés, é normal que tenha que mudar a fralda sempre que o alimentar e, também, antes de o adormecer e assim que o acordar. Mas não espere por estes momentos e sempre que sentir que a fralda está suja troque-a rapidamente. Garantir que a pele está seca, e protegida, é meio caminho para evitar as assaduras.
Apesar de as compressas (molhadas apenas com água) serem a melhor opção para os recém-nascidos, as toalhitas acabam por ser a solução mais prática à medida que o tempo vai passando. E se escolher produtos que olhem pela pele do seu bebé, fica com a garantia de que estará a tomar a decisão certa. Porque menos é mais, na hora de comprar opte sempre por produtos com o mínimo de componentes que possam provocar algum tipo de reações com a pele. Procure marcas livre de parabenos, sem corantes e, porque o futuro é dos mais pequenos, escolher materiais biodegradáveis e sem plásticos é a garantia de que vamos proteger os nossos filhos e, também, o ambiente.
A escolha das fraldas deve merecer especial destaque, porque vai acompanhar a sua criança, 24 horas por dia, durante pelo menos os dois primeiros anos de vida (sendo provável que se prolongue durante mais tempo). Olhar apenas ao preço pode ser, à primeira vista, o primeiro impulso. Mas lembre-se que uma poupança neste produto pode ter custos e consequências para os mais pequenos.
As fraldas devem ajudar os bebés a sentirem-se secos, protegidos, mas também confortáveis e livres para explorar o mundo. Procure aquelas que lhe ofereçam garantias de se ajustarem ao corpo do bebé e de permitirem uma circulação de ar dentro da fralda. A Asthma-Allergy Nordic é uma das mais importantes instituições europeias que tem testado produtos para bebés, por isso, tenha este nome em mente.
As fraldas Bambo Nature acompanham o estilo de vida nórdico, onde a funcionalidade e a forma se conjugam com um respeito natural uma pela outra e pelo ambiente. Ao utilizar apenas materiais de alta qualidade, a Bambo Nature não é só amiga da pele, mas também do ambiente, garantindo um ajuste perfeito e uma elevada absorção. Os rótulos Nordic Swan Ecolabel e Asthma Allergy Nordic Label (Etiquetas Nórdicas de Certificação Ecológica e Antialérgica) são uma prova do nosso compromisso na produção de fraldas sem adição de parabenos, perfumes, corantes ou outros conservantes que não sejam seguros.
Artigo escrito pela equipa Bambo Nature