A grávida passa por várias mudanças em relação ao seu corpo durante a gestação e é neste período que a incidência de perdas urinárias ocorrem com maior frequência.
É aqui que os músculos do pavimento pélvico feminino se tornam muito importantes. Estes estão localizados ao redor da uretra, da vagina e do ânus, ou mais precisamente vão do cóccix (final da coluna) até ao osso do púbis (região inferior do abdómen, acima da vagina).
Esses músculos sustentam os órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto) e fecham os orifícios (uretra, vagina e ânus) e são responsáveis pela nossa capacidade de segurar a urina e as fezes. E, por circundarem a vagina, contribuem também para a sensibilidade e prazer na relação sexual.
Como fortalecer?
Fazendo exercícios!
Os exercícios do pavimento pélvico consistem em contrações da musculatura e podem ser feitos desde o início da gestação, sem nenhum prejuízo para a mamã ou para o bebé. O seu fortalecimento ajuda a prevenir incontinência urinária, fecal e prolapso uterino.
Os exercícios de flexibilidade e alongamento dos músculos do pavimento pélvico são importantes para as grávidas que desejam o parto normal (natural) e podem ser realizados por meio de massagem perineal e utilização do aparelho EPI-NO, a partir da 36ª semana de gestação.
Estes exercícios de flexibilidade e alongamento dos músculos ajudam a:
- Prevenir ou evitar lesões dos músculos.
- Recuperar de lesões, como lacerações e a episiotomia.
- Acelerar a recuperação pós-parto e a reduzir a dor associada.
- Diminui a probabilidade de desenvolver incontinência urinária e disfunções sexuais (dor durante a relação sexual ou diminuição de sensibilidade).
O fisioterapeuta pélvico e o fisioterapeuta uroginecologista são os profissionais mais capacitados para ajudar a mamã nesta preparação dos músculos do pavimento pélvico sem riscos, em toda a fase da gestação.
Artigo escrito por Marusa Machado, Fisioterapeuta Pélvica