Se não for devidamente cuidada, a Saúde Oral na gravidez pode trazer consequências bastante sérias para o bebé. Por isso, deve redobrar os seus habituais cuidados com os dentes na gravidez.
Dicas
- Escolha uma escova macia
Sobretudo na fase de gravidez, em que as gengivas estão mais sensíveis, não use escovas duras. Lembre-se que escovar os dentes não significa esfregá-los a todo o custo e proteja o esmalte e as gengivas.
- Utilize uma pasta com flúor
Existem várias pastas dentífricas disponíveis no mercado. Por isso, garanta que utiliza a recomendada pelo seu Médico Dentista e que essa solução contém flúor, essencial para a prevenção de cáries.
- Não se esqueça do fio dentário
O uso de fio dentário é a única forma de remover eficazmente os restos alimentares entre os dentes. Desta forma, previne também a formação de cáries e a inflamação gengival. Deverá fazê-lo uma vez por dia, antes da escovagem. Mas cuidado ao usá-lo; as gengivas na gravidez estão mais sensíveis, então deve ser usado com atenção para evitar cortes ou traumas na região.
- Higienize a língua
Para completar o trabalho e lavar a sua boca por completo, não se esqueça de escovar também a língua. Faça-o de forma suave, da base até à ponta, removendo as bactérias que se alojam nessa zona.
Dúvidas esclarecidas pela Ordem dos Médicos Dentistas
- A gravidez enfraquece os dentes e, por isso, há maior risco para a doença cárie?
Não. Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, mas por si só a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária.
- Durante a gravidez, os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé?
Não. O cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina, não sendo disponível para a circulação sistémica.
- A gengiva sangra mais durante a gravidez?
Sim. Devido a alterações hormonais a gengiva pode doer e sangrar facilmente, a situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.
- Em caso de dor de dentes, que medicação por ser feita?
Nunca se automedique. A grávida deve consultar um Médico Dentista para que lhe seja prescrita medicação ou efectuados os tratamentos dentários adequados que solucionem a situação dolorosa.
- Uma grávida pode fazer qualquer tipo de tratamento dentário?
Sim. Mesmo que necessite de anestesia. Uma infecção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. O ideal seria fazer consulta de medicina dentária antes da gravidez a fim de evitar infecções orais durante este período. As consultas devem ser de curta duração preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre da gestação.
- Como é que a higiene oral da grávida pode influenciar o bem-estar do bebé?
A higiene oral é a mais eficaz medida preventiva para evitar infecções da cavidade oral. A mãe pode infectar o bebé por meio de microrganismos provenientes de doenças infecciosas como a cárie dentária e doenças periodontais.
Visite seu médico dentista regularmente. Se estiver grávida, é ainda mais importante que o faça. E não se esqueça de sorrir!
Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas, com base nas recomendações da Ordem dos Médicos Dentistas