Parto e Pós PartoPartoCarimbo da Placenta: Arte que eterniza o momento do parto

Carimbo da Placenta: Arte que eterniza o momento do parto

O nascimento é um momento único e marcante para todos.

Para eternizar ainda mais esse momento e tornar o parto mais humanizado, como parteira a trabalhar numa maternidade pública no norte do país, recentemente implementei um projeto pioneiro, que é chamado “Árvore da Vida para Nascer” que presenteia os pais com uma lembrança de um lindo Carimbo da Placenta, repleto de significados.

No contexto de nascimento, a placenta exibe as suas impressões placentárias, que são como impressões digitais, representando cada nascimento com suas características de modo singular.

Símbolo que perpassa pela fecundidade, a placenta é a primeira “ casa” do bebé e é o “único” órgão do corpo humano que surge na mulher durante a gestação constituindo um elo de ligação entre a mãe e o feto.

O que é o Carimbo da Placenta?

É uma arte produzida pelos próprios pais com a placenta, que é conhecida como “Árvore da Vida” por alusão à imagem formada pelo órgão. É feita sobre uma folha de papel usando tinta guache colorida na placenta da mãe.

O nome remete ao significado e ao formato do órgão: o tronco é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e a copa o tecido placentário.

Além de ter esta lembrança artística, a mãe e/ou acompanhante são parte integrante do processo, pois são eles que decidem tudo inerente ao carimbo da placenta, desde as cores, formatos e relatos que eles acham mais pertinentes na experiência, como por exemplo: sentimentos do momento, data do parto, hora de nascimento do bebé, nome do bebé e da equipa multidisciplinar, etc.

Após o carimbo da placenta em folha de papel os pais podem optar por fazer um quadro para decorar o quarto do bebé. Com o Carimbo da Placenta, da qual ganha o nome “Árvore da Vida”, toda uma história de vida passa a ser eternizada e registada na forma de arte, e principalmente de Amor.

Placenta é sinónimo de Vida e representa as raízes fetais no “terreno” chamado “Mãe”!

Artigo escrito pela Enfª Raquel Silva, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e fundadora do Parto com Paixão

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...

Curso Flash Autocuidado na Gravidez

22 de fevereiro Como funciona? Para o dia 22 de fevereiro, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre o Autocuidado na Gravidez...