O banho é uma parte importante da higiene do bebé, no entanto há muitos mitos associados ao mesmo. Vamos desvendar alguns mistérios?
Abaixo dos 6 meses de vida, os bebés sujam-se muito pouco por isso não necessitam tomar banho diariamente. Após começarem a comer e a gatinhar o banho poderá ser mais frequente. Mesmo os recém-nascidos ainda com cordão umbilical podem tomar banho.
A partir dos 12 meses, os bebés podem começar a participar no seu banho.
Aos 24 meses ganham autonomia e o papel dos pais podem começar a ser mais passivo, incentivando a que a criança faça a sua própria higiene, sempre com supervisão.
Nos bebés que ainda não conseguem segurar bem a cabeça, esta precisa de estar sempre bem apoiada. Se os papás forem destros, sugerimos passar o braço esquerdo por trás da cabeça do bebé e encostá-la na zona do antebraço, segurando seu ombro direito com a nossa mão esquerda.
A duração dos banhos deve ser curta, nos mais pequeninos não deve exceder os 3 a 5 minutos. A última zona a lavar-se deve ser a dos genitais porque é a que está mais suja! A cabeça também se deve deixar para o final porque os bebés perdem muito calor através dela.
Em relação aos produtos a utilizar, prefira sempre os que são adequados para bebés com pH neutro e sem substâncias irritantes. Não vale a pena usar champô e gel de banho, com um dos dois basta para lavar todo o corpo.
A preparação do banho deve iniciar-se com água fria e só depois água quente para que a banheira não aqueça demasiado. Misture bem a água! A temperatura ideal é entre 36 e 38 graus. Para verificar se a água está com uma temperatura adequada podemos usar um termómetro mas devemos também colocar o dorso da nossa mão ou o cotovelo para confirmar.
Não devemos usar brinquedos como os patinhos para o banho. Se reparar todos esses brinquedos têm um orifício na parte inferior por onde entra a água. Na zona interior ganham uma camada negra que é o meio de cultura perfeito para bactérias, podendo provocar doenças importantes ao bebé!
Deixei para último a questão mais importante que se prende com a segurança: nunca devemos deixar um bebé sozinho enquanto toma banho! Bastam breves segundos e poucos centímetros de água para que o bebé se afogue. Não se esqueça desta regra de ouro e bons banhos!
Artigo escrito pela Pediatra Dra. Inês Claudino, fundadora do projeto Dona Bebé.