Parto e Pós PartoPartoHypnobirthing: uma técnica de preparação para um parto positivo

Hypnobirthing: uma técnica de preparação para um parto positivo

Todas as grávidas conseguem e merecem uma experiência de parto positiva e inesquecível, independente da forma como decidem trazer o bebé ao mundo. Os benefícios de uma experiência positiva são profundos e guardados para sempre na memória.

O que é o Hypnobirthing?

É um método de preparação para o nascimento simples, lógico, baseado em recentes evidências científicas, que prepara o corpo e a mente da grávida, seguindo os seus instintos naturais, proporcionando assim uma experiência de parto mais positiva.

O ideal é iniciar o Hypnobirthing pelas 24-28 semanas de gestação, no entanto existem resultados fantásticos com grávidas que iniciam o método já nas últimas semanas de gravidez.

Este método é praticado há décadas em países como Inglaterra, Austrália e Holanda.  Em Portugal, ainda se dão os primeiros passos de forma lenta: é pouco conhecido, mas reconhecido por quem o pratica.

Quais são os benefícios?

Os benefícios do Hypnobirthing são imensos e os estudos desenvolvidos mostram que:

  • encurta a duração do trabalho de parto;
  • reduz o nível médio da dor;
  • diminui a intervenção médica;
  • reduz os níveis de ansiedade, bem como a necessidade de utilização de analgesia epidural;
  • empodera o casal, fazendo com que o nascimento seja vivido de forma mais feliz, tranquila e confiante.

Estudos verificam, ainda, que os bebés que nascem das mães que praticam e aplicam o Hypnobirthing têm maior tendência a serem mais calmos e tranquilos. A ligação à mãe é mais próxima e têm, normalmente, um sono mais regular.

Que técnicas são usadas?

O Hypnobirthing trabalha a mente e as emoções da grávida através da hipnoterapia, “reprogramando-a”, para eliminar os medos e as ansiedades que atrapalham todo o processo de nascimento, dando-lhe um conjunto de técnicas para deixar o seu corpo trabalhar em harmonia, ganhando confiança e segurança.

Um dos fatores do seu sucesso é manter a mulher relaxada e tranquila através de várias técnicas, como:

  • afirmações positivas;
  • visualizações;
  • combinação de técnicas de respiração;
  • linguagem de Hypnobirthing;
  • meditações;
  • relaxamento;
  • exercícios de autoconfiança;
  • massagem suave;
  • programa de treino.

A grávida e o acompanhante aprendem tudo acerca de si próprios, a nível emocional, mental, físico e espiritual. A grávida vai aprender a encarar os medos e a resolvê-los, assim como os receios, as ansiedades, as dúvidas, a impotência à dor, entre outros. A aprendizagem passa também por conhecer muito bem o corpo a nível físico, entendendo-o, aceitando-o para seguir os seus instintos naturais. Para isso é necessário compromisso, trabalho, e treino.

O corpo é maravilhoso e está desenhado na perfeição para conceber o milagre da vida, que é o nascimento. Assim, admire-se e confie em si e na sua capacidade em dar à luz.

Na sua essência, o Hypnobirthing serve para qualquer mulher e para qualquer tipo de parto. Percorrendo este caminho na preparação para o nascimento, está a desafiar o status quo cultural e acreditar que o parto pode ser maravilhoso. Hypnobirthing pode mudar a vida de qualquer mulher, mãe, família e bebé.

Artigo escrito pela Enfª Raquel Silva, Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica e Instrutora de Hypnobirthing

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...