O BebéJoana França partilha a sua experiência como "mamã de primeira viagem"

Joana França partilha a sua experiência como “mamã de primeira viagem”

Joana França, cantora, autora e atriz, fala-nos sobre a sua experiência durante a sua primeira gravidez e quais os desafios que teve de ultrapassar até ao nascimento do pequeno Lucas.

Como descreve o momento do nascimento do Lucas? Foi uma experiência positiva?

Infelizmente não foi. Foram mais de 24horas de trabalho de parto e o Lucas esteve numa luta conjunta comigo, para nascer, de mais de 40 minutos. Retirado a ventosas, saiu muito cansado e pouco reativo.

Quando o colocaram em cima de mim ele estava muito roxo e não chorou. Por ser o fabuloso hospital que é ainda o colocaram em cima de mim com cordão umbilical, por alguns segundos, mas depois tiveram de o tirar para lhe prestar todos os cuidados que ele tanto precisava naquele momento.

Mas extraindo o bom e não pensando na minha preocupação de o ver com todos os fatores que mencionei, olhei para ele e para o meu marido e toda a minha vida mudou naquele momento. Primeiro constatei que ele era muito, muito grande (risos) e fiquei sem palavras de como ele cabia dentro de mim.

Depois (mas isto tudo em segundos) contei os seus dedos das mãos e pés e fiquei feliz porque tinha todos (risos) e depois de todas estas tolices reativas olhei para ele e conheci o Amor incondicional que resulta de um grande Amor. O Lucas era a nossa continuação e a nossa soma e fiquei presa nesse sentimento que me era completamente desconhecido e o qual só se poderia sentir ali, daquela forma e com aquele Ser! Fiquei com o coração cheio de gratidão a Deus por poder experienciar essa avalanche emocional que é tão única apesar de ter vivido tudo isto em segundos porque o Lucas teve de me ser retirado para o poderem tratar.

Quais as principais mudanças que ser mãe trouxe à sua vida?     

Tudo! Nada é igual, nem é como antes. A maternidade e a paternidade é sobre encontrar o novo normal, tentando incluir o que já estava construído pelo casal. A gestão de tudo, é imensa. Mas no fim do dia é sempre recompensador.

Sente saudades de algo relativo à gravidez?

Não, de nada. Fui uma mulher que pouco ou nada gostou de estar grávida. Não me interpretem mal! A gravidez e o poder gerar vida dentro de nós é das maiores bençãos que a Vida nos pode conceder, mas o processo e o custo pago pela mulher, no pré e pós-parto são enormes. Em vários sentidos. E para além disso, amo muito mais ter o Lucas cá fora comigo e com o mundo do que só para mim. Vê-lo sorrir é tudo, olhar para ele é a maior realização e poder pega-lo e abraçá-lo é o melhor de tudo. E eu engordei muito e custava-me muito transportar-me (risos). Agora já ando mais leve e em vez de peso na barriga, tenho o peso nos meus braços que é muito, muito melhor!

Qual o melhor conselho que daria a alguém que está prestes a ser mãe?

Acho mesmo que é super importante fazermos a nossa parte, a nossa preparação mas não devemos criar expectativas. É deixar em aberto aquilo que não vamos controlar e estar em paz com isso. Darmos o nosso melhor em tudo, tentar ter a maior calma possível e nunca esquecer que o Amor tudo pode e o Amor tudo vence!

Como chegou até à BebéVida?

Há muito tempo que me questionava sobre a criopreservação das células estaminais. Procurei vários laboratórios mas a certificação da Bebé Vida fez-me escolher como o primeiro a pedir ajuda e informações. Tentei também mais um ou dois laboratórios mas o laboratório Bebé Vida foi o único que me esclareceu com muita paciência e disponibilidade todas as minhas dúvidas!

Porque achou importante a criopreservação das células estaminais do cordão umbilical?

Porque quero fazer de tudo para conseguir ajudar e salvar a vida do meu filho caso ele precise. Queria fazer de tudo para que ele pudesse ter toda a ajuda possível caso a sua saúde falhasse e para mim a criopreservação é uma questão de salvar a vida de quem mais amamos! Criopreservar é isso mesmo: salvar!

Entrevista feita pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

26 de junho às 21h Como funciona? No dia 26 de junho, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Conjunto Amamentação Medela

até 30 de junho   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber um conjunto de Amamentação da Medela e ainda uma consulta online...

Trabalho de Parto

19 de junho Como funciona? Para o dia 19 de junho, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre o trabalho de parto,...