Muitos bebés nascem com manchas rosadas e irregulares, que se podem localizar em várias regiões do corpo. Chamam-se manchas salmão.
Adotam também outros nomes como beijos de anjo, se se situarem na zona da testa, pálpebras e sobrancelhas, ou bicos de cegonha quando estão na nuca. Normalmente, num mesmo bebé, estão presentes em mais do que uma localização.
São constituídas por capilares, pequenos vasos sanguíneos típicos da circulação na etapa fetal. Podem variar entre escassos milímetros e vários centímetros diâmetro.
Acreditamos que possa existir uma componente genética nestas lesões, daí não ser estranho que um dos papás possa ter tido uma mancha salmão na mesma zona.
A boa notícia é que não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento. As manchas salmão vão perdendo intensidade de forma natural. Geralmente, desaparecem nos primeiros anos de vida.
As manchas salmão da região do centro da cara (sobrancelhas, testa, pálpebras ou nariz) são as que desaparecem mais rapidamente. Na zona da nuca são mais persistentes, podendo permanecer toda a vida. Felizmente nesta localização são tapadas pelo cabelo!
Artigo escrito pela Dra. Inês Claudino, Pediatra e fundadora do projeto Dona Bebé