O BebéBenefícios da massagem infantil

Benefícios da massagem infantil

O nascimento de um bebé é, normalmente, motivo de grande alegria, mas ao mesmo tempo de grande incerteza, e o despertar de muita ansiedade nos novos pais.

A passagem de uma relação a dois para uma relação a três implica um período de adaptação, que nem sempre é fácil. A massagem infantil poderá ser uma estratégia que os pais têm ao seu dispor para, através da utilização das mãos, aprofundarem o conhecimento entre eles e o seu bebé.

O toque é muito importante para a nossa saúde e bem-estar. É através do toque que falamos com o bebé, é a sua primeira linguagem. Novas pesquisas demonstraram que o toque é vital, e um fator de extrema importância para o desenvolvimento físico e emocional, bem como para a autoestima da mãe e do recém-nascido.

A massagem para os bebés é uma prática milenária em muitas culturas. Tem diversas funções e uma delas é o laço emocional que se cria através do toque. O bebé, para além de se sentir acarinhado, também se sente mais calmo e relaxado; sentirá o toque e o carinho. Tem, ainda, outros benefícios como fazer com que o chore menos, melhora a digestão, alivia as cólicas, reduz os malestares devidos à dentição, permite-lhe dormir melhor e potencia o seu desenvolvimento muscular e social.

As capacidades sensoriais dos bebés são fundamentais para o estabelecimento da interação com os pais. Sabe-se, desde há alguns anos, que a criança, quando nasce, vem preparada para interagir socialmente, ou seja, ela tem competências inatas que lhe permitem estabelecer uma relação social.

Ao estabelecer uma rotina diária que inclua massagem, os pais encontram um tempo privilegiado durante o qual desfrutam do bebé e da relação especial que constroem com ele, e estão, simultaneamente a promover o desenvolvimento físico e psíquico dos seus filhos. 

Todos os bebés são diferentes, por isso os pais têm que se saber adaptar e aprender a ler as pistas que o bebé lhes dá, e que permite perceber o que o bebé gosta ou não, ajudando os pais a alterar o que estão a fazer ou mesmo parar. 

Este respeito permite aumentar a confiança e o amor entre ambos. Através da massagem infantil é possível a construção da uma ligação forte entre pais e bebé, onde se utilizam e apuram sentidos.

Artigo escrito pela Enfª Maria de Jesus Santos – Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, Mestre em Ecologia Humana

Ver mais dicas na Academia Online

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

14 de março às 21h Como funciona? No dia 14 de março, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland

até 31 de março   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber um Intercomunicador Miniland! 📅 Válido para inscrições até dia 31 de...

Alimentação Infantil: Introdução aos Alimentos

20 de março Como funciona? Para o dia 20 de março, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Alimentação Infantil, especialmente pensado...