GravidezEstou Grávida e Agora?6 mitos sobre a gravidez explicados

6 mitos sobre a gravidez explicados

Ao longo das 40 semanas da gravidez, o seu corpo muda, tal como a sua rotina diária e os hábitos alimentares. A gravidez é um período cheio de dúvidas e uma explosão de sentimentos. Para começar, não acredite em todas as histórias, opiniões e mitos sobre a gravidez que ouve.

Se tiver alguma dúvida ou se alguma questão lhe causar ansiedade, fale com o seu médico. Só ele a pode ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas.

Azia durante a gravidez significa que o meu bebé será cabeludo?

MITO – Ter azia em qualquer momento da gravidez não significa que o bebé vá nascer com muito cabelo. As características do cabelo do bebé são definidas pela genética. A azia é causada pelo refluxo gástrico do estômago que pode agravar-se durante a gravidez devido à pressão exercida sobre toda a área abdominal.

Sexo durante a gravidez pode fazer mal ou magoar o bebé?

MITO (mas atenção para casos específicos) – Se não houver qualquer contra-indicação médica, pode (e deve) manter a sua vida íntima normal. Alguns casais (especialmente o pai) têm receio de magoar o bebé durante a relação sexual e inibem-se. Tais receios são infundados. O bebé está bem protegido no útero, pela bolsa e pelo líquido amniótico.

Contudo, existem situações em que poderá ser aconselhada a não ter relações sexuais (no caso de complicações como uma hemorragia vaginal ou ameaça de parto pré-termo). Na fase final da gravidez, as relações sexuais podem até estimular o trabalho de parto.

Leia mais aqui sobre sexualidade durante a gestação.

Estou grávida, devo comer por dois (ou três)?

MITO – Durante a gravidez é natural que sinta mais fome mas não precisa e não deve comer por dois. A alimentação na gravidez deve ser responsável, saudável e equilibrada por forma a suprir as necessidades nutricionais e energéticas da mãe e garantir o normal desenvolvimento do bebé.

O controlo do peso e a qualidade dos alimentos influenciam a saúde da mãe e também a do bebé. 

Barriga empinada? Vem aí um menino! Barriga redonda? Menina a caminho!

MITO – Não existe qualquer relação entre o sexo do bebé e o formato da barriga da mãe. A forma e o tamanho da barriga varia de acordo com as características genéticas da mãe e a alimentação que faz na gravidez e não com o sexo do bebé.

A minha mãe teve os filhos por cesariana, eu não vou conseguir ter um parto normal?

MITO – O facto da sua mãe ter tido um ou mais filhos por cesariana não quer dizer que o mesmo vá acontecer consigo. Cada parto é um parto, mesmo para filhos da mesma mãe. Cada vez mais, a comunidade obstetra defende o parto natural quando a gravidez decorre sem sobressaltos e está tudo bem com a mãe e o bebé.

Grávida não deve fazer exercício físico

MITO (mas atenção para casos especiais) – A prática regular de exercício físico na gravidez contribui e melhora o estado físico geral, favorece a circulação sanguínea, relaxa o corpo e a mente, aumenta a elasticidade muscular e ainda ajuda a combater a fadiga. Tudo isto será importante para o parto e para a ajudar na recuperação no puerpério.

Durante a gravidez são aconselhadas atividades de baixo impacto (natação, hidroginástica, caminhada, entre outras). Antes de iniciar um programa de exercício físico, consulte o seu médico que a aconselhará sobre a melhor prática de acordo com o seu historial clínico. Tudo tem que ser feito com moderação e equilíbrio!

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas, com a revisão da Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral

Ver mais dicas na Academia Online

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

14 de março às 21h Como funciona? No dia 14 de março, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland

até 31 de março   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber um Intercomunicador Miniland! 📅 Válido para inscrições até dia 31 de...

Alimentação Infantil: Introdução aos Alimentos

20 de março Como funciona? Para o dia 20 de março, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Alimentação Infantil, especialmente pensado...