O BebéA Chegada do BebéComo preparar um biberão?

Como preparar um biberão?

Preparar o biberão gera muitas dúvidas aos recém-papás. Apesar de simples, é um processo que requer alguns cuidados.

Passo 1 – Lavar as mãos e os utensílios

Comece por lavar muito bem as suas mãos e os utensílios que utilizará. É importante que as mãos estejam limpas durante todo o processo.

Passo 2 – Ferva a água

Ferva água potável durante 5 minutos. De seguida, deixe arrefecer aproximadamente 30 minutos, até cerca dos 40°C, e coloque no biberão a quantidade de água necessária.

A nossa sugestão é ferver água para vários biberões e colocar numa garrafa térmica. Se fizer isto, poupa bastante tempo em cada mamada. Por outro lado, o leite em pó não deve ser adicionado a água a ferver pois pode perder qualidades. A água a ferver pode ainda deformar os biberões.

Note que água fervida uma vez não deve voltar a ser fervida.

Passo 3 – Meça e adicione o leite

Para medir o leite, utilize sempre a colher e medida que vem na embalagem. As medidas corretas são colheres rasas. Não pressione o pó.

Adicione a dose indicada de leite em pó à água. Não deve alterar o número de medidas indicado pois pode ser prejudicial à saúde do seu filho.

Passo 4 – Feche o biberão e agite

Feche o biberão e rode-o vigorosamente na palma das mãos durante 5 segundos. O biberão deve ser agitado o mais rápido possível depois de adicionar o leite de forma a dissolver bem o pó. Agite durante mais 20 segundos.

Passo 5 – Verifique a temperatura

Antes de oferecer o biberão ao seu filho, verifique a temperatura do mesmo, testando algumas gotas na parte interna do pulso. (Deverá estar a 37°C no máximo).

Dica: Quando já tem a água fervida fria, pode preparar o biberão a frio e aquecer num aquecedor de biberões. Este utensílio ajuda muito principalmente nas mamadas da noite. Pode deixar preparados 2 ou 3 biberões a frio, sendo só preciso aquecer na hora de dar.

Artigo escrito pela Dra. Sara Brandão – Farmacêutica e Diretora Técnica da MaisBebé

Vantagens do Leite Materno

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Liberdade de Escolha na Gravidez e no Pós-Parto: Um Direito Inquestionável A liberdade de escolha na gravidez e no pós-parto não deve ser encarada como um privilégio, mas como um direito inquestionável. Artigo escrito por, Enfermeira Cláudia Boticas Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e Conselheira de Leite Materno

Liberdade de Escolha na Gravidez e no Pós-Parto: Um Direito Inquestionável

A liberdade de escolha na gravidez e no pós-parto é um dos pilares fundamentais da autonomia feminina e da dignidade humana.No entanto, apesar dos...
Secura vaginal A secura vaginal é um sintoma que pode surgir na mulher, em diferentes momentos ao longo da sua vida, podem surgir outros sintomas relacionados, como o prurido (comichão), urgência miccional, incontinência urinária de urgência e dispareunia (dor na relação sexual). Artigo escrito por, Pedro Correia, Enfermeiro de Saúde Materna e Obstétrica

Secura vaginal

A secura vaginal é um sintoma que pode surgir na mulher, em diferentes momentos ao longo da sua vida, podem surgir outros sintomas relacionados,...
Cuidados Pré-Concepcionais O período pré-concepcional é o melhor momento para promover a saúde dos futuros pais e do bebé.

Cuidados Pré-Concepcionais

O período pré-concepcional é o melhor momento para promover a saúde dos futuros pais e do bebé.É uma oportunidade única para prevenir complicações na...