A pele do recém-nascido é extremamente sensível. Se falarmos de um bebé prematuro, ainda é mais delicada.
Como devemos cuidar da pele dos recém-nascidos? Com a atenção que ela necessita!
1. Os banhos não são obrigatórios diariamente! A hidratação da pele é muito importante num neonato e a água em excesso pode desidratar a pele. Podemos optar por dar banho em dias alternados ou mesmo cada 2 dias, mantendo a higiene da zona genital mais cuidada diariamente.
2. Escolha produtos adequados à pele dos recém-nascidos. Uma boa loção corporal ou um bom creme emoliente no caso dos bebés com pele mais seca são a chave para uma pele saudável. Pode e deve aplicá-los mais que uma vez ao dia… mesmo nos dias em que não dá banho!
3. Após o banho, seque o seu bebé sem esfregar para evitar a irritação da pele. Preste uma especial atenção à área genital e às zonas das pregas como as virilhas, axilas, pescoço. Qualquer humidade que permaneça nestas zonas pode originar inflamação e até infeção da pele.
4. Cuidado com o uso de toalhitas para a higiene íntima! Há muitos produtos com álcool na sua composição, que os torna agressivos para a pele dos bebés. Uma compressa ou uma toalhita de pano reutilizável com água morna são opções muito mais gentis para a pele.
Quando nascem, os bebés apresentam uma substância branca na pele que se chama vérnix caseosa. Ela permanece durante semanas especialmente nas zonas das pregas. A vérnix é uma mistura de sebo, células da pele e por vezes até cabelo! Tem uma função extremamente importante de lubrificação e proteção da pele quando o bebé está na barriga da mamã mas também no exterior. Não tente removê-la!
Em resumo, cuide a pele do seu bebé recém-nascido com carinho de forma a mantê-la sempre saudável e hidratada!
Artigo escrito pela Pediatra Dra. Inês Claudino, fundadora do projeto Dona Bebé.