O yoga é uma das práticas disponíveis mais antigas e eficazes para melhorar a saúde, consciência e conexão do ser humano. As posições do yoga, exercícios respiratório e de relaxamento, meditação e outras técnicas do yoga, podem ser adaptadas durante a gravidez para ajudar a mãe a sentir-se em forma, mais confiante e tranquila, e pode mesmo ajudá-la a prepara-se física e emocionalmente para o parto e vida após o parto.
Este é um método seguro e benéfico para a mãe e para o bebé, reforçador da capacidade da mãe de amar e de se vincular com o bebé, para uma gestação mais plena, saudável e feliz. Por outro lado, o bebé praticante do yoga dentro da barriga da mãe, é mais capaz de se desenvolver harmoniosamente, usufruindo do reforço do equilíbrio, serenidade, energia, pensamento e emoções positivas da mãe.
Na conceção, os programas genéticos do ADN da mãe e do pai são transmitidos para a primeira célula do seu bebé. Mas a ciência revela que, durante a gravidez, esses programas podem ser ativados ou não, ou até mesmo modificados, de acordo com a qualidade das emoções e reações que a mãe vive, bem como a qualidade do meio ambiente que a envolve. Quando a mulher está grávida, as suas experiências tornam-se informação que o seu bebé organiza tendo em vista o seu próprio desenvolvimento físico e psíquico, e essa informação fica registrada em cada uma das suas células.
Agora entendemos que a responsabilidade de uma mãe vai muito para além do vínculo físico (o que deve comer, beber, não fumar, etc.) e estende-se para a qualidade do que sua mente experiencia, os seus pensamentos, emoções, e a sua própria visão do mundo exterior.
Mães que vivenciam sentimentos de ansiedade, stress, frustração e depressão durante a gravidez têm uma maior tendência para a falta de conexão e vínculo com o seu bebé, influenciando a vida intrauterina, o desenvolvimento do bebé, e até mesmo o trabalho de parto e pós-parto.
É por isso que é tão importante que a mãe aprenda os meios e tenha as ferramentas para harmonizar o seu corpo e a sua mente para o melhor começo de vida de seu bebé.
Benefícios da prática do yoga durante a gravidez
Pode começar a ser feita assim que o seu médico recomende.
- Ajuda a mãe a ultrapassar de uma forma mais tranquila as alterações físicas, energéticas, hormonais e emocionais que a mulher sofre durante a gravidez;
- Potencia a elasticidade e força muscular da mãe, agora que terá de carregar mais peso com o seu bebé em constante crescimento;
- Serve de antídoto ao stress, tristeza e irritação, acalmando o sistema nervoso intimamente ligado à sobrevivência do seu bebé, através da meditação, mentalização positiva, exercícios respiratórios e de relaxamento, provocando um retorno à calma e tranquilidade durante e após a prática do yoga;
- Atua sobre os órgãos, tecidos e glândulas, aparelho circulatório sanguíneo, linfático e imunológico, tonificando-os e optimizando as suas funções, tendo em atenção que durante a gravidez a mulher possui mais sangue para purificar, e estes aparelhos estão a ser pressionados pela falta de espaço e actividade extra;
- Ajuda a futura mãe a viver a sua gravidez com mais felicidade e confiança, aumentando a sua sensibilidade e diálogo interno com o seu bebé;
- Ajuda na recuperação emocional e física pós-parto e continuação da ligação com o seu bebé.
Muito embora a prática do yoga não possa garantir um parto natural e rápido, a mulher grávida praticante do yoga tem mais consciência corporal, pode usufruir do treino dos exercícios respiratórios fazendo-os quase automaticamente, e relaxa mais fácil e rapidamente. A grávida desenvolve também o seu emocional positivo e intuição, usufruindo de cada momento de uma forma mais lúcida, saudável e feliz.
O que esperar de uma aula de yoga para grávidas
Existem diferentes estilos de yoga e a mãe deve ter o cuidado em evitar práticas de yoga mais extenuantes, mesmo que esta não seja a primeira vez que pratica yoga.
São treinados exercícios respiratórios de preparação para o parto, técnicas de relaxamento profundo para a mãe e bebé, posições de yoga especialmente adaptadas para as diferentes fases da gravidez, momentos de meditação e tranquilidade que acalmam a habitual agitação diária da mente, e focam a mãe no seu emocional positivo e no seu bebé. A mãe sente uma transformação interior pois é estimulada a comunicação e ligação interna entre os dois.
No final de cada aula, a grávida deve sentir-se revigorada, relaxada, mais conectada consigo própria, com o seu corpo e o seu bebé, e com uma sensação geral de bem-estar.
Existem orientações especiais de segurança para o yoga durante a gravidez?
Se esta é a primeira vez que inicia a sua prática, lembre-se que está numa fase muito especial da sua vida e particularmente transformadora por isso redobre os seus cuidados, oiça o seu próprio corpo e o seu bebé, e não ignore qualquer sensação de desconforto ou tensão.
Cada expiração de alívio deve ser observada como um sinal do seu organismo, mesmo se já estiver habituada praticar yoga.
Artigo escrito pela Professora de Yoga e Educadora Pré-Natal Susana Lopes,
Fundadora do projeto Yoga e Maternidade