O Bebé4 passos para iniciar a alimentação complementar do bebé

4 passos para iniciar a alimentação complementar do bebé

Por fim, chegou este momento especial na vida do vosso bebé e de toda a família. O bebé vai começar a complementar o leite materno ou artificial com outros alimentos. É importante seguir estes 4 passos para garantir que a experiência seja positiva e promoverá uma relação saudável com a comida, tanto agora como no futuro.

1. Em Livre demanda

Tanto o leite materno como o leite de fórmula, como os alimentos (sejam oferecidos triturados ou em BLW) devem ser oferecidos em livre demanda, sempre respeitando os sinais de fome e de saciedade de cada bebé, para que este tenha a oportunidade de ouvir o seu corpo e responder às necessidades que ele transmite.

2. O leite como alimento principal

O leite materno ou o leite artificial é o alimento principal até aos 12 meses. Oferecer leite antes da refeição ajudará a fornecer os nutrientes de que o bebé necessita, complementando-o de seguida com os alimentos, que serão oferecidos com o bebé saciado e sem sono, com o objetivo de expô-lo a diferentes aromas, texturas, sabores, entre outros, para que possa apreciá-los ao seu próprio ritmo. Desta forma, o bebé vai guiando o ritmo da sua introdução.

3. Sem expectativas ou fundamentalismos

Adaptar-se a cada bebé costuma ser um bom conselho e a alimentação complementar não é vivenciada da mesma forma em todas as famílias; portanto, nas primeiras semanas sugiro que as famílias se sentem a mesa sem grandes expectativas, que ofereçam comida e observem como o seu bebé interage com os alimentos, para ir reunindo informações. O bebé gosta de pegar em alimentos húmidos? Prefere as texturas grumosas? Sentir-se-ia mais confortável em oferecer primeiro os alimentos esmagados numa pré-colher? Aproveite todas estas informações para ter a melhor experiência possível para o bebé e para a família.

4. O momento da celebração familiar

É importante estar bem informados e trabalhar os próprios medos que possamos ter neste momento importante na vida do nosso bebé, de forma a que não interfiram nas vivências dos nossos pequenos. Quando nos sentamos à mesa, é para nós nutrirmos através dos alimentos, mas também para desfrutarmos e para criarmos boas recordações que ficarão para sempre.

Artigo escrito pela Enfª Maria Fernandez, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e em Baby Led Weaning

Assista ao vídeo

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...

Curso Flash Autocuidado na Gravidez

22 de fevereiro Como funciona? Para o dia 22 de fevereiro, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre o Autocuidado na Gravidez...