O BebéVantagens de optar por produtos de higiene orgânicos

Vantagens de optar por produtos de higiene orgânicos

Como mães, queremos sempre o melhor para os nossos bebés. Felizmente, existe hoje uma vasta oferta de produtos naturais e orgânicos que nos permite fazer opções mais saudáveis, mais seguras e mais ecológicas.

Mas, afinal, o que são produtos orgânicos?

Por definição, a agricultura orgânica é um sistema de gestão de produção ecológica que promove e aperfeiçoa a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo.

Baseia-se no uso mínimo de componentes não agrícolas e em processos de produção que restauram, mantêm e aumentam o equilíbrio ecológico.

Mais concretamente, produto orgânico é o que é produzido:

  • De forma a diminuir os impactos no meio ambiente, nos recursos naturais e nas espécies de animais e plantas locais;
  • Com a preocupação de não degradar o solo e as fontes de água;
  • Respeitando os direitos dos trabalhadores envolvidos na sua produção;
  • Sem o cultivo de transgénicos e sem a utilização de agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas, como hormonas, medicamentos veterinários, adubos ou antibióticos.

Os produtos orgânicos seguem padrões mais elevados e mais rígidos do que os produtos processados ​​e com componentes químicos. A popularidade e a procura de produtos naturais e orgânicos aumentaram exponencialmente na última década, à medida que cada vez mais consumidores estão a reconhecer os seus benefícios para a saúde.

E quais são os benefícios para o seu bebé?

A pele dos bebés é mais fina e mais frágil do que a dos adultos. E é também mais porosa e menos oleosa. Isso significa que absorve tudo com bastante facilidade e é menos resistente às bactérias e substâncias nocivas do meio ambiente. Há estudos que demonstram que é até aos cinco anos que absorvemos uma elevada percentagem de todas as substâncias
nocivas absorvidas em toda a nossa vida.

Por isso, temos de ser muito cuidadosos e cautelosos com o que colocamos na pele de nossos filhos. Quer se trate de roupa, brinquedos ou, especialmente, cosméticos ou produtos de higiene. Em relação a estes últimos, é fundamental escolher produtos sem perfume nem parabenos e isentos de químicos ou alérgenos.

E como saber que um produto é orgânico?

Os produtos orgânicos para bebés são melhores porque incluem mais ingredientes naturais e menos pesticidas, substâncias químicas e outros ingredientes prejudiciais. E isso é atestado por um sistema de certificação que assegura que determinados produtos, processos ou serviços obedecem às normas da produção orgânica. Basta procurar na embalagem o selo que garante essa certificação.

Os nossos filhos vão crescer expostos a uma enorme variedade de poluentes ambientais. O mínimo que podemos fazer para minimizar esse impacto é escolher produtos orgânicos amigos dos nossos bebés e amigos do ambiente.

Artigo escrito pela equipa Bambo Nature

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

6 de maio às 21h Como funciona? No dia 6 de maio, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Bomba Tira Leite Medela

até 30 de abril   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Bomba Tira Leite da Medela! 📅 Válido para inscrições até...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...