GravidezConforto na hora de dormir: dicas para um sono saudável

Conforto na hora de dormir: dicas para um sono saudável

Sentirmo-nos confortáveis é um fator que influencia largamente o nosso sono. Como podemos então criar este ambiente de conforto?

1. Escolha bem as roupas

Eleger roupa confortável e simples e tecidos naturais e orgânicos, mesmo para a cama, é essencial para criar um ambiente descontraído e propício ao sono.

2. A almofada importa

Apostar numa boa almofada também é um passo importante, visto que ela ajuda a reduzir e a aliviar tensão acumulada ao longo do nosso dia,  nas costas, ombros e pescoço.

3. Reduza os estímulos

Para dormirmos é necessário, reduzir estímulos, haver tédio e monotonia. Tendo isto em conta, o nível de silêncio no quarto também deve ser cuidado. Óbvio que existem algumas pessoas que referem preferir algum nível de ruído no adormecimento, no entanto, durante o sono devem ter silêncio, para que o sono seja reparador. As pessoas que têm maiores dificuldades com o sono, devem abolir ruídos externos ou usar ruído branco – este ruído constante no tempo serve de bloqueador a ruídos externos que nos despertam.

No caso dos bebés, é super confortante terem ruído branco no adormecimento e até enquanto dormem. Porquê? Durante o tempo em que estiveram na ”barriguita”, ouviam constantemente este som.

Sabe aqueles bebés que dormem melhor se ouvirem o exaustor, o aspirador, no automóvel/ruído do motor, com o secador? Está certo, estes ruídos constantes no tempo têm a capacidade de acalmar o bebé e de devolver-lhe um pouco do “ambiente” do útero. Se tem um bebé, existem bonecos, aparelhos a pilhas e aplicações com este ruído, para que possa usar.

4. Regule a temperatura

Opte por ter uma temperatura adequada. Não dormimos bem com demasiado calor, nem demasiado frio. Por isso mantenha uma temperatura no quarto que ronde os 18 a 22 graus.

5. Decida o horário

Procure um horário o mais regular possível para se deitar.

6. Relaxe

Use técnicas de respiração, meditação e relaxamento pois elas ajudam a desconectar das preocupações que por vezes nos invadem a mente, antes de dormir.

7. Opte por um bom colchão

Sim, um colchão de qualidade pode fazer muita diferença no caminho de um sono reparador e saudável!

O colchão deve ser o mais respirável possível, para que consiga diminuir a nossa temperatura corporal. Deve também ser ergonómico.

Outra questão importante de referir é que o atrito do nosso corpo com a cama eleva os níveis de eletricidade estática e, por consequência, aumenta a hormona de stress e níveis de cortisol. Estes dois aspetos são importantes para estarmos em atividade e acordados, mas contraproducentes para adormecer e dormir.

Opte por um colchão de sonho, para o seu sono… Visto que passa imenso tempo da sua vida a dormir, será um investimento certeiro para si. Dormir bem e confortável é o código postal para promover a sua saúde física, mental e promover a nossa longevidade com qualidade de vida. 

Artigo escrito por Ana Maria Pereira, Terapeuta do Sono

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

22 de maio às 21h Como funciona? No dia 22 de maio, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland e Mala Maternidade Uriage

até 31 de maio   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Mala da Maternidade com produtos Uriage e ainda um Intercomunicador...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...