O Bebé4 passos para iniciar a alimentação complementar do bebé

4 passos para iniciar a alimentação complementar do bebé

Por fim, chegou este momento especial na vida do vosso bebé e de toda a família. O bebé vai começar a complementar o leite materno ou artificial com outros alimentos. É importante seguir estes 4 passos para garantir que a experiência seja positiva e promoverá uma relação saudável com a comida, tanto agora como no futuro.

1. Em Livre demanda

Tanto o leite materno como o leite de fórmula, como os alimentos (sejam oferecidos triturados ou em BLW) devem ser oferecidos em livre demanda, sempre respeitando os sinais de fome e de saciedade de cada bebé, para que este tenha a oportunidade de ouvir o seu corpo e responder às necessidades que ele transmite.

2. O leite como alimento principal

O leite materno ou o leite artificial é o alimento principal até aos 12 meses. Oferecer leite antes da refeição ajudará a fornecer os nutrientes de que o bebé necessita, complementando-o de seguida com os alimentos, que serão oferecidos com o bebé saciado e sem sono, com o objetivo de expô-lo a diferentes aromas, texturas, sabores, entre outros, para que possa apreciá-los ao seu próprio ritmo. Desta forma, o bebé vai guiando o ritmo da sua introdução.

3. Sem expectativas ou fundamentalismos

Adaptar-se a cada bebé costuma ser um bom conselho e a alimentação complementar não é vivenciada da mesma forma em todas as famílias; portanto, nas primeiras semanas sugiro que as famílias se sentem a mesa sem grandes expectativas, que ofereçam comida e observem como o seu bebé interage com os alimentos, para ir reunindo informações. O bebé gosta de pegar em alimentos húmidos? Prefere as texturas grumosas? Sentir-se-ia mais confortável em oferecer primeiro os alimentos esmagados numa pré-colher? Aproveite todas estas informações para ter a melhor experiência possível para o bebé e para a família.

4. O momento da celebração familiar

É importante estar bem informados e trabalhar os próprios medos que possamos ter neste momento importante na vida do nosso bebé, de forma a que não interfiram nas vivências dos nossos pequenos. Quando nos sentamos à mesa, é para nós nutrirmos através dos alimentos, mas também para desfrutarmos e para criarmos boas recordações que ficarão para sempre.

Artigo escrito pela Enfª Maria Fernandez, Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e em Baby Led Weaning

Assista ao vídeo

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

22 de maio às 21h Como funciona? No dia 22 de maio, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland e Mala Maternidade Uriage

até 31 de maio   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Mala da Maternidade com produtos Uriage e ainda um Intercomunicador...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...