O BebéA Chegada do BebéQuarto do bebé: como o decorar?

Quarto do bebé: como o decorar?

A chegada de um bebé revoluciona qualquer casa, e, por muito que se queira, nunca estamos totalmente preparados. Desde a descoberta da gravidez, os pais criam muitas expectativas, ânsias e dúvidas. Tudo isto é normal, uma vez que são muitas as novidades nestes nove meses! 

São muitos os temas relevantes sobre gestação, sendo o quarto do bebé um deles!

A primeira coisa em que se deve pensar é no tema para o quarto do bebé. Geralmente, esta questão é decidida após a descoberta do sexo do bebé. 

Os papás que preferem não desvendar o sexo do bebé antes do parto devem considerar temas neutros, que sirvam tanto para meninas quanto para meninos. 

O tema, em geral, relaciona-se com o meio infantil, com desenhos ou personagens infantis. Mas nada impede que os pais escolham temas mais ousados como rock, motas, viagens/países, etc.  O importante é escolher um tema que agrade a ambos os pais e os estimule a participar, envolver-se e emocionar-se na criação do quartinho do seu bebé.

A escolha do mobiliário deve ser feita de acordo com o espaço e as necessidades. Num quarto de bebé não deve faltar um berço, uma cómoda e uma poltrona para a mamã amamentar.

Também deve ter sida em conta a iluminação. É aconselhável ter uma iluminação suave com diferentes fontes, como um candeeiro para utilizar sempre que for ver o seu bebé durante a noite. Opte por um candeeiro com luz sóbria e indireta para não perturbar o sono do bebé.

Não existe uma decoração correta para o quarto do seu bebé, cada família deve decidir de acordo com seus gostos próprios.

Mas existem normas de seguranças importantes, que devem ser sempre seguidas: 

  • Fixar móveis à parede.
  • Não deixar fios soltos.
  • Procurar comprar móveis em lojas especializadas e que sigam as normas de segurança internacionais.
  • Proteger as tomadas.
  • Trancar as gavetas.
  • Evitar objetos difíceis de limpar, higienizar ou lavar.

Em relação às cores, algumas famílias optam por quartos mais claros, em tons mais leves para trazer mais tranquilidade, enquanto outras famílias preferem cores vibrantes que ajudam a estimular a visão do bebé.

Os quartos coloridos são uma tendência cada vez maior na decoração do quarto do bebé: as cores ajudam a estimular diferentes sentidos nos bebés e criam um ambiente alegre para seu desenvolvimento. Muitas vezes o “colorido” e o tema escolhido pode ser incluído nos acessórios de decoração do quarto, mantendo as cores das paredes neutras para facilitar a troca do tema a medida que o bebé cresça. O tema pode estar presente nas cortinas, tapetes, têxteis de cama, almofadas, quadrinhos e objetos de decoração.

A brincadeira é importante em todas as idades. É a brincar que os bebés aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo que os rodeia, exercitando as suas capacidades recentemente descobertas. O seu bebé vai explorar o mundo pela brincadeira, por isso, crie um espaço agradável e seguro!

Como será o quartinho do seu bebé? Envie-nos as suas ideias e as fotos do quartinho do seu bebé! 

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas

Ver mais dicas na Academia Online

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...