O BebéAtividades para o seu BebéO papel da música no desenvolvimento do bebé

O papel da música no desenvolvimento do bebé

Ouvir música com as crianças é sempre uma experiência deliciosa e alegre! O contacto precoce com este tipo de arte estimula a capacidade de aprendizagem do seu filho. Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas cerebrais que serão trabalhadas futuramente com outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos, por exemplo.

Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. A partir dessa estimulação a criança começa a perceber a diferença entre um som agudo e um som grave e também passa a reconhecer padrões e ritmos. Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região cerebral responsável pela audição, o córtex auditivo. Adicionalmente, ouvir uma canção trabalha a coordenação motora, já que o seu filho sentirá o ritmo e irá reproduzi-lo com movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam toda a família!

Quando a criança percebe que os pais valorizam e validam este tipo de arte,começam também a apreciá-la. Apresentar uma canção de forma artificial não surtirá o mesmo efeito, a introdução necessita de ser lúdica! Comprar pequenos instrumentos musicais ou usar objetos do dia a dia para produzir sons, como colheres e panelas, e dançar são formas criativas de iniciar o contacto do bebé com a música de uma maneira divertida.

Mas é importante ter alguns cuidados: 

  • usar um volume moderado, já que a audição da criança ainda não está totalmente maturada.
  • escolher um ritmo compatível à faixa etária – um bebé preferirá algo mais calmo, como música clássica ou uma música mais suave.

Segundo Izabel Martins Alves, Fisioterapeuta pediátrica e psicomotricista, “a música promove a integração entre o corpo e a mente, entre o sensorial e o motor,  contribuindo para a comunicação e a consciência corporal de bebés e crianças, além de ser fundamental no desenvolvimento da coordenação motora”. Izabel destaca ainda que: “a coordenação motora é altamente influenciada pela música, já que a criança aprende a coordenar os movimentos do corpo em função dos diferentes ritmos que a música proporciona. Os instrumentos musicais de brinquedo que despertam a curiosidade da criança e devem ser introduzidos desde cedo. Além dos diversos modelos que podem ser encontrados nas lojas, o mais interessantes são aqueles feitos de objetos que fazem parte da rotina da criança, como colheres de pau, panelas, bacias e baldes. Garrafas de plástico podem transformar-se em chocalhos de diferentes sons e cores”.

Vamos começar a ouvir músicas e a criar sons com vosso bebé?  Quais são os objetos que usam para brincar e fazer música?

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas

Ver mais dicas na Academia Online

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Sinais de Trabalho de Parto... Contagem decrescente para ter o bebé nos braços!

Sinais de Trabalho de Parto

Contagem decrescente para ter o bebé nos braços! A gravidez é um período maravilhoso, em que nem sempre tudo são maravilhas, devido aos desconfortos típicos...
Criopreservação: Uma Atitude que Pode Fazer a Diferença na Vida do Bebé e da Família

Criopreservação: Uma Atitude que Pode Fazer a Diferença na Vida do...

A criopreservação do sangue e tecido do cordão umbilical é, hoje em dia, uma importante opção por parte dos pais relativamente ao futuro do...
Preparar a Mente Para o Parto

Como Preparar a Mente para o Momento do Parto

Desde os primórdios da humanidade, uma das nossas maiores preocupações enquanto sociedade, tem sido aliviar a dor do parto.Nas sociedades primitivas, esta procura por...