Parto e Pós PartoPós PartoComo recuperar a região abdominal no pós-parto?

Como recuperar a região abdominal no pós-parto?

Segundo a American College of Sports Medicine (ACSM), em partos vaginais, deve esperar-se 4-6 semanas para iniciar o treino. Em caso de cesariana o conselho é retomar entre as 8 a 10 semanasSão muitas as mulheres preocupadas com o tipo de exercícios que devem fazer para recuperar depois do parto. Quando se fala em abdominais, pensamos logo em exercícios de fortalecimento para o abdominal. Existe um elevado número de mães que ingenuamente cometem um erro crucial, começar a treinar sem avaliação e sem orientação de um profissional especializado no pós-parto. O erro mais comum: exercício “abdominal tradicional – elevação do tronco”. 
 
Mas essa região tão central do corpo, tem tantas funções e tem muito mais que só músculos abdominais, além de ser o centro de equilíbrio do corpo também carrega os nossos órgãos. Uma das funções da parede abdominal é auxiliar na respiração. Relaxando durante a inspiração para acomodar o deslocamento inferior das vísceras durante a contração do músculo diafragma e durante a expiração ele contrai para ajudar a elevar o diafragma e reduzir o volume torácico.

 

“Muito mais do que só músculos abdominais”, uma metodologia que une o trabalho postural e respiratório:

– Exercitar o músculo transverso e os oblíquos interno e externo;
– Mobilização do diafragma torácico e com ele as vísceras;
– Anular a pressão sobre o períneo;
– Contração do músculo transverso e o períneo exercita-se.

A importância da avaliação de diagnóstico

No decorrer da gestação os músculos abdominais são distendidos em torno do útero e estes não voltam de imediato após o parto. A tal ponto que existe uma diástase do músculo reto abdominal fisiológica, que pode ou não evoluir para patológica. Por consequência desse desequilíbrio muscular e estrutural pode originar as mais conhecidas, dores nas costas ou perdas de urina em descanso ou em esforço. Para minimizar o risco de lesões é essencial fazer uma avaliação de diagnóstico. 

Antes de iniciar qualquer prática de exercício, deve sempre recorrer a um profissional de exercício e movimento para uma orientação segura e eficaz. 

 
Artigo escrito por Marta Romero, fundadora do projeto Reabilitação Abdominal
Para mais informações pode ligar diretamente para 919255257

Veja o vídeo com exercícios práticos

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