O BebéDermatite atópica: dicas para cuidar da pele do seu bebé

Dermatite atópica: dicas para cuidar da pele do seu bebé

Depois de 9 meses protegido no interior do útero materno, é altura de uma nova realidade e começam a surgir as dúvidas sobre a saúde e os cuidados da pele do bebé. A pele do bebé recém-nascido é frágil, sensível, imatura e pouco protegida, pois apresenta características estruturais e funcionais diferentes da pele do adulto, tornando-a única e especial.

Entre os 2 e os 3 anos de vida, a pele do bebé atingirá a sua maturidade, no entanto, até esta idade, a pele apresenta maior permeabilidade , traduzindo-se por uma maior tendência a uma secura cutânea, e por consequência mais sujeita a irritações.

Por este motivo, a pele do recém-nascido necessita de cuidados específicos e adaptados, desde o 1º dia, que tem como principal objetivo respeitar a proteção natural da pele e compensar as necessidades que se encontram diminuídas. Para tal, é necessária a utilização de cuidados dermocosméticos adaptados, com o intuito de preservar integridade da pele, minimizando a irritação, uma vez que, uma pele lesada é mais suscetível ao aparecimento de patologias e infeções, como é o caso da dermatite atópica.

O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica ou eczema atópico, é uma doença crónica, inflamatória e pruriginosa da pele que afeta mais de 20% de crianças no mundo, sendo a patologia da pele mais comum nos bebés, podendo estar eventualmente associada a doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica.

Os bebés com dermatite atópica desenvolvem placas vermelhas, secas e com comichão na pele, localizadas no rosto, couro cabeludo, pernas e braços. A sua prevalência ocorre entre o segundo e o terceiro mês de vida e tende a desaparecer durante a infância.

Se identificar o seu bebé sintomas como irritabilidade, secura cutânea, vermelhidão, borbulhas e dificuldade em dormir, saiba que existe solução para acalmar os sintomas do seu bebé. Opte por produtos da categoria Xemose Bebé da Uriage, adaptados para pele seca com tendência atópica, indicados para devolver a hidratação e nutrição da pele do seu bebé e capazes de diminuir os sinais inflamatórios como o prurido e vermelhidão.

10 recomendações dos Laboratórios Dermatológicos Uriage Portugal para aliviar os sintomas

  1. Banho rápido, preferencialmente chuveiro, com água tépida (33º a 34ºC).
  2. Gel de banho específico para pele seca com tendência a atópica sem perfume.
  3. Limpar a pele com toalha macia de algodão sem esfregar, secando muito bem a zona das pregas.
  4. Depois do banho aplicar um creme hidratante específico para pele seca com tendência a atopia, como por exemplo um creme emoliente ou um balsamo hipoalergénico e sem perfume.
  5. A roupa em contato com o corpo deve ser de algodão, evitando tecidos com fibras sintéticas e de lã.
  6. Não usar roupa justa nem agasalhar demasiado, evitando assim o sobreaquecimento e a transpiração, que desencadeia a comichão.
  7. Evitar ambientes muito quentes, secos e poluídos.
  8. Cortar frequentemente as unhas, para evitar que estas provoquem lesões, devido à comichão que o bebé possa sentir.
  9. Na lavagem da roupa, evitar o uso de produtos com lixívia e amaciadores.
  10. Manter a casa devidamente arejada, evitando aeroalergéneos, como os ácaros presentes no pó.

Cuide da pele do seu bebé!

Artigo escrito por Mariana Pinto de Sousa, Farmacêutica especialista em dermocosmética dos Laboratórios Dermatológicos Uriage

Cuidados a ter com o coto umbilical

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

5 de junho às 21h Como funciona? No dia 5 de junho, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland e Mala Maternidade Uriage

até 31 de maio   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Mala da Maternidade com produtos Uriage e ainda um Intercomunicador...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...