Aromaterapia – uma terapia natural que pode ser o grande aliado na gravidez

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

30 de Setembro de 2021

Durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, a grávida é aconselhada a ter vários cuidados, trocar rotinas, inibir o consumo de alguns alimentos e, nem sempre é fácil gerir essas mudanças mas, como é por uma boa causa, a mulher esforça-se e segue esperançosa que os próximos nove meses sejam tranquilos! A verdade é que nem sempre tudo corre bem e, muitas vezes, tanto física como psicologicamente a mulher tem momentos desafiantes!

Tendo em conta que não existe um manual de instruções do bebé, por mais vontade que a mulher tenha para ser mãe, parece que não se sente preparada até que o bebé nasça e que, com ele, surja o instinto maternal, como se de um interruptor se tratasse e ficasse ativo assim que as águas rebentam! É curiosa a montanha russa de emoções pelas quais a mulher passa durante a gravidez e por mais amoroso que seja o companheiro e tranquilo o ambiente familiar, nem sempre é fácil lidar ou saber controlar, principalmente, as variações bruscas de humor e a incerteza se conseguirá tratar do seu bébe!

Hoje falo-te num conceito que pode ser um grande aliado na estabilidade emocional da grávida – a aromaterapia!

O que é a Aromaterapia?

É o uso de óleos essenciais, e não só, para obter efeitos terapêuticos. Uma das formas mais usadas e mais rápidas de atuação é a via olfativa, ou seja, basta que a grávida inale um óleo essencial e, em 22 segundos, a informação chega ao seu cérebro e, rapidamente, terá um efeito emocional bastante positivo, até em questões de ansiedade.

É importante realçar o papel fundamental do Aromaterapeuta que, tendo em conta a sua experiência e conhecimento, irá perceber as necessidades da grávida e quais os óleos mais adequados e seguros para ela, tendo em conta o tempo de gestação e outras informações relevantes como historial clínico.

Mas será que a Aromaterapia ajuda apenas ao nível emocional?

Não! Esta maravilhosa terapia alternativa permite não só tratar de problemas de saúde como também prevenir, em muitas situações, o seu aparecimento!

Quando falamos em prevenção surgem logo duas palavras: estrias e manchas! Sim, podemos evitar o aparecimento destas, recorrendo a óleos vegetais e óleos essenciais, obviamente que, aliado a outros hábitos saudáveis como a ingestão da quantidade adequada de água e uma alimentação equilibrada, o efeito desejado é mais provável.

E relativamente a emergências?

Durante a gravidez, temos em mente que as soluções para dores resumem-se a um paracetamol, mas a verdade é que a Aromaterapia tem um conjunto de soluções 100% naturais que permitem à grávida diminuir desconfortos físicos como: enjoos, náuseas, enxaquecas, má circulação e outros.

Além disso, podemos atuar em algo muito frequente durante a gravidez, especialmente no último trimestre, e que se prolonga no pós-parto que é a privação de sono. A aromaterapia pode facilitar o adormecer, diminuir os despertares noturnos e, especialmente no pós-parto, permitir à recém-mamã relaxar e aproveitar todos os minutos para descansar, enquanto o seu bebé dorme!

Espero por ti, no próximo texto, para aromatizarmos naturalmente a tua gravidez!

Artigo escrito por Cátia Fernandes, Aromaterapeuta

Partilhar artigo

Artigos Relacionados