Parto e Pós PartoIncontinência no pós-parto? Isto é o que deve fazer

Incontinência no pós-parto? Isto é o que deve fazer

Uma queixa comum no pós-parto é a presença de incontinência urinária e/ou fecal.

Apesar de comum, a incontinência não deve ser vista como uma situação normal, nem deve ser desvalorizada, mesmo quando “é só de vez em quando” ou “são só umas gotinhas”.

Qualquer perda involuntária de urina e/ou de fezes deve ser avaliada – para perceber a causa desse sintoma – e tratada no sentido de prevenir o seu agravamento ou que esta se perpetue no tempo.

Mas o que posso fazer em casa se já tenho alguma perda?

Os exercícios de Kegel são aconselhados para que mantenhamos a musculatura pélvica fortalecida.

Contrair “como se quiséssemos segurar o xixi” durante, pelo menos, 5 segundos. E, depois, deixar a musculatura relaxar o máximo, de forma calma e controlada, sempre com a respiração presente, durante um período de tempo igual, ou menor, se conseguir. Repete entre 10 – 15 vezes, 2-3 vezes por dia.

Dicas

  1. Para ser mais fácil, comece por fazer este exercício na posição de deitada. Coloque a mão na sua musculatura pélvica e sinta se há contração, ou não.
  2. Nunca faça isso durante o jato urinário, uma vez que pode levar a retenção urinária e, posteriormente, poderá levar ao desenvolvimento de uma infeção.
  3. Evite que o abdominal e as pernas participem na contração. O movimento deve ser o mais isolado possível. Quando for mais fácil sentir a contração na posição de deitada, experimente então fazer na posição de sentada.

Apesar de parecer bastante simples, este exercício pode ser bem complexo se existir fraqueza muscular. Nesse sentido, a orientação de um profissional da área é sempre aconselhado.

Artigo escrito por Joana Rodrigues, Fisioterapeuta Especializada em Saúde Materno-Infantil e fundadora do projeto Origem

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

5 de junho às 21h Como funciona? No dia 5 de junho, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland e Mala Maternidade Uriage

até 31 de maio   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Mala da Maternidade com produtos Uriage e ainda um Intercomunicador...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...