CBU Reception

Porquê guardar as células estaminais do Sangue e do Tecido do Cordão Umbilical?

Parto, Parto e Pós Parto

31 de Agosto de 2020

Porquê guardar as células do sangue do cordão umbilical?

As células estaminais têm a função de reparar os tecidos danificados no nosso organismo e substituir as células que vão morrendo.

As células do seu bebé são 100% compatíveis com o próprio e ao mesmo tempo poderá estar a proteger os familiares diretos. A probabilidade das células do seu bebé serem compatíveis com os familiares diretos é bastante superior àquela que encontramos em dadores não aparentados.

O método de recolha destas células é completamente indolor e, em caso de necessidade de utilização, estarão imediatamente disponíveis, sem ter que se sujeitar a uma lista de espera para encontrar um dados compatível.

O momento do parto é o único momento para realizar a recolha destas células.

Porquê guardar as células do tecido do cordão umbilical?

Além do sangue, o tecido do cordão umbilical é também ele rico em células mesenquimais. Atualmente, estas células podem ser utilizadas em simultâneo com as células do sangue do cordão umbilical (hemapoiéticas), aumentando a probabilidade de sucesso no transplante.

As características destas células permitem reduzir as complicações pós-transplante, habitualmente associadas aos transplantes alogénicos (em que o dados e o recetor não são a mesma pessoa, por exemplo irmãos).

Artigo escrito pela Equipa BebéVida

Saiba mais sobre células estaminais

Partilhar artigo

Artigos Relacionados