Parto e Pós PartoAmamentaçãoConservação do leite materno: frigorífico e congelador

Conservação do leite materno: frigorífico e congelador

Saber conservar corretamente o leite materno extraído é essencial para maximizar as suas qualidades nutricionais e anti-infeciosas.

Conservar leite materno no frigorífico

  • Refrigere o seu leite materno tão rapidamente quanto possível depois da extração.
  • Pode acrescentar pequenas quantidades de leite extraído ao mesmo recipiente refrigerado, desde que o leite que quer juntar tenha sido previamente arrefecido no frigorífico. Não junte leite à temperatura corporal a leite já arrefecido.
  • Conserve o leite materno na zona mais fria do frigorífico – na parte de trás, na prateleira por cima do compartimento dos legumes. Não o mantenha na porta do frigorífico, onde a temperatura é menos constante.

Conservar leite materno no congelador

  • Congele o seu leite materno tão rapidamente quanto possível depois da extração.
  • Pode acrescentar leite extraído a leite materno já congelado nas 48h seguintes, desde que o leite que quer juntar tenha sido previamente arrefecido no frigorífico. Não junte leite à temperatura corporal a leite congelado.
  • Conserve o leite materno congelado na parte de trás do congelador, onde a temperatura é mais constante. Mantenha-o afastado das paredes de congeladores com autodescongelação.

Que tipo de recipientes utilizar?

Frascos

  • Conserve o seu leite materno em frascos para leite materno, limpos e fabricados em materiais isentos de BPA.
  • Os recipientes devem ter sido bem lavados, enxaguados e secos antes de serem utilizados.
  • Os recipientes também podem ser lavados e secos na máquina de lavar louça.
  • Os recipientes não devem ser cheios até ao topo – deixe um espaço (de cerca de 3cm) para permitir a expansão do leite ao ser congelado.

Importante: Os frascos e tampas de plástico tornam-se frágeis quando congelados e podem partir-se quando caem. Além disso, os frascos e tampas podem ficar danificados se não forem utilizados corretamente, por exemplo, se caem, se a tampa fica demasiado apertada ou se forem derrubados. Tenha especial cuidado com a manipulação dos frascos e tampas. Não utilize o leite materno se os frascos ou as tampas estiverem danificados.

Sacos

  • Conserve em sacos de congelação de leite que foram concebidos para armazenarem leite humano.
  • Coloque apenas 60 a 120 ml no recipiente (a quantidade aproximada que o seu bebé necessita para leite uma refeição) para evitar o desperdício.
  • Retire o ar do topo antes de fechar e deixe um pequeno espaço (de cerca de 3 cm) para permitir que o leite expanda quando congelado.
  • Coloque os sacos num outro recipiente e arrume na parte de trás da prateleira do frigorífico ou do congelador, onde a temperatura se mantém mais estável.

Artigo escrito por Carmen Pacheco, Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e fundadora do projeto Mãe.Ponto

Como utilizar leite materno congelado?

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Bomba Tira Leite Medela

até 30 de abril   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Bomba Tira Leite da Medela! 📅 Válido para inscrições até...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...