O leite materno pode ser descongelado no frigorífico durante a noite, por exemplo, ou debaixo de água fria corrente. Gradualmente aumente a temperatura da água de forma a aquecer o leite até à temperatura adequada.
Depois de completamente descongelado, o leite materno pode ser mantido à temperatura ambiente durante 2 horas no máximo, ou no frigorífico durante até 24 horas.
Dicas
- Não deixe o leite materno descongelar à temperatura ambiente.
- Não descongele leite materno no micro-ondas ou em água a ferver. Pode danificar as suas propriedades nutricionais e protetoras e criar pontos quentes que podem queimar o seu bebé.
- Nunca volte a congelar leite materno descongelado.
- Quando é armazenado, o leite humano pode separar-se numa camada de leite e numa camada de gordura, isto é normal. Agite-o suavemente para redistribuir a gordura antes de dar ao bebé.
Como aquecer o leite?
Os bebés saudáveis de termo podem beber leite materno à temperatura ambiente ou aquecido até à temperatura corporal. Alguns têm uma preferência; outros não se importam.
- Para aquecer o seu leite, coloque o frasco ou saco de leite materno num recipiente com água morna durante alguns minutos até estar à temperatura corporal (37 °C).
- Em alternativa, utilize um aquecedor de biberões.
Importante: Não utilize nunca micro-ondas para aquecer o leite humano. Isto pode causar a perda de algumas propriedades benéficas do leite, além de que não aquece uniformemente os líquidos e pode deixar pontos quentes no recipiente do leite, que pode ser perigoso para crianças pelo risco de queimadura.
Às vezes, o leite descongelado pode ter um cheiro ou sabor estranho, metálico. Isto acontece devido à degradação das gorduras do leite. O leite é seguro e a maioria dos bebés vai beber sem problemas. Se há um cheiro rançoso devido ao excesso de lípase (enzima que degrada a gordura do leite) num processo que ajuda a evitar o crescimento de bactérias nocivas, segundo orientações de “ La Leche League International” deve escaldar o leite extraído (sem deixar ferver), e depois arrefecê-lo rapidamente e congelá-lo. Isto desativa a enzima lípase e este leite continua a ser uma escolha mais saudável do que os leites artificiais.
Se a mãe ou o bebé têm uma infeção/fungo, deve continuar a amamentar durante o surto e tratamento. Durante o tratamento, a mãe pode continuar a extrair o seu leite e dar ao bebé. Esteja ciente de que a refrigeração ou congelação de leite não mata a levedura. Após a conclusão do tratamento, todo o que foi retirado durante a infeção deve ser descartado.
Artigo escrito por Carmen Pacheco, Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e fundadora do projeto Mãe.Ponto