Parto e Pós PartoAmamentaçãoComo utilizar leite materno congelado?

Como utilizar leite materno congelado?

O leite materno pode ser descongelado no frigorífico durante a noite, por exemplo, ou debaixo de água fria corrente. Gradualmente aumente a temperatura da água de forma a aquecer o leite até à temperatura adequada.

Depois de completamente descongelado, o leite materno pode ser mantido à temperatura ambiente durante 2 horas no máximo, ou no frigorífico durante até 24 horas.

Dicas

  • Não deixe o leite materno descongelar à temperatura ambiente.
  • Não descongele leite materno no micro-ondas ou em água a ferver. Pode danificar as suas propriedades nutricionais e protetoras e criar pontos quentes que podem queimar o seu bebé.
  • Nunca volte a congelar leite materno descongelado.
  • Quando é armazenado, o leite humano pode separar-se numa camada de leite e numa camada de gordura, isto é normal. Agite-o suavemente para redistribuir a gordura antes de dar ao bebé.

Como aquecer o leite?

Os bebés saudáveis de termo podem beber leite materno à temperatura ambiente ou aquecido até à temperatura corporal. Alguns têm uma preferência; outros não se importam.

  • Para aquecer o seu leite, coloque o frasco ou saco de leite materno num recipiente com água morna durante alguns minutos até estar à temperatura corporal (37 °C).
  • Em alternativa, utilize um aquecedor de biberões.

Importante: Não utilize nunca micro-ondas para aquecer o leite humano. Isto pode causar a perda de algumas propriedades benéficas do leite, além de que não aquece uniformemente os líquidos e pode deixar pontos quentes no recipiente do leite, que pode ser perigoso para crianças pelo risco de queimadura.

Às vezes, o leite descongelado pode ter um cheiro ou sabor estranho, metálico. Isto acontece devido à degradação das gorduras do leite. O leite é seguro e a maioria dos bebés vai beber sem problemas. Se há um cheiro rançoso devido ao excesso de lípase (enzima que degrada a gordura do leite) num processo que ajuda a evitar o crescimento de bactérias nocivas, segundo orientações de “ La Leche League International” deve escaldar o leite extraído (sem deixar ferver), e depois arrefecê-lo rapidamente e congelá-lo. Isto desativa a enzima lípase e este leite continua a ser uma escolha mais saudável do que os leites artificiais.

Se a mãe ou o bebé têm uma infeção/fungo, deve continuar a amamentar durante o surto e tratamento. Durante o tratamento, a mãe pode continuar a extrair o seu leite e dar ao bebé. Esteja ciente de que a refrigeração ou congelação de leite não mata a levedura. Após a conclusão do tratamento, todo o que foi retirado durante a infeção deve ser descartado.

Artigo escrito por Carmen Pacheco, Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e fundadora do projeto Mãe.Ponto

Bomba tira-leite: como usar?

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

23 de abril às 21h Como funciona? No dia 23 de abril, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Bomba Tira Leite Medela

até 30 de abril   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Bomba Tira Leite da Medela! 📅 Válido para inscrições até...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...