O BebéAtividades para o seu BebéO papel da música no desenvolvimento do bebé

O papel da música no desenvolvimento do bebé

Ouvir música com as crianças é sempre uma experiência deliciosa e alegre! O contacto precoce com este tipo de arte estimula a capacidade de aprendizagem do seu filho. Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas cerebrais que serão trabalhadas futuramente com outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos, por exemplo.

Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. A partir dessa estimulação a criança começa a perceber a diferença entre um som agudo e um som grave e também passa a reconhecer padrões e ritmos. Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região cerebral responsável pela audição, o córtex auditivo. Adicionalmente, ouvir uma canção trabalha a coordenação motora, já que o seu filho sentirá o ritmo e irá reproduzi-lo com movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam toda a família!

Quando a criança percebe que os pais valorizam e validam este tipo de arte,começam também a apreciá-la. Apresentar uma canção de forma artificial não surtirá o mesmo efeito, a introdução necessita de ser lúdica! Comprar pequenos instrumentos musicais ou usar objetos do dia a dia para produzir sons, como colheres e panelas, e dançar são formas criativas de iniciar o contacto do bebé com a música de uma maneira divertida.

Mas é importante ter alguns cuidados: 

  • usar um volume moderado, já que a audição da criança ainda não está totalmente maturada.
  • escolher um ritmo compatível à faixa etária – um bebé preferirá algo mais calmo, como música clássica ou uma música mais suave.

Segundo Izabel Martins Alves, Fisioterapeuta pediátrica e psicomotricista, “a música promove a integração entre o corpo e a mente, entre o sensorial e o motor,  contribuindo para a comunicação e a consciência corporal de bebés e crianças, além de ser fundamental no desenvolvimento da coordenação motora”. Izabel destaca ainda que: “a coordenação motora é altamente influenciada pela música, já que a criança aprende a coordenar os movimentos do corpo em função dos diferentes ritmos que a música proporciona. Os instrumentos musicais de brinquedo que despertam a curiosidade da criança e devem ser introduzidos desde cedo. Além dos diversos modelos que podem ser encontrados nas lojas, o mais interessantes são aqueles feitos de objetos que fazem parte da rotina da criança, como colheres de pau, panelas, bacias e baldes. Garrafas de plástico podem transformar-se em chocalhos de diferentes sons e cores”.

Vamos começar a ouvir músicas e a criar sons com vosso bebé?  Quais são os objetos que usam para brincar e fazer música?

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas

Ver mais dicas na Academia Online

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...

Curso Flash Autocuidado na Gravidez

22 de fevereiro Como funciona? Para o dia 22 de fevereiro, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre o Autocuidado na Gravidez...