A gravidez é uma fase de transformação intensa: o corpo muda, as emoções oscilam e a identidade da mulher expande-se para acolher a maternidade. Mas, por entre as consultas, listas de enxoval e preparação para a chegada do bebé, é comum que o autocuidado na gravidez fique em segundo plano.
Mas como cuidar de si enquanto mulher sem se sentir egoísta?
A resposta está na compreensão de que cuidar de si é cuidar do seu filho. Uma mulher que se sente bem, confiante e equilibrada atravessa a gestação com mais leveza e tem mais energia para viver esse momento tão especial. O autocuidado, principalmente na gravidez, não é um luxo; é uma necessidade.
Autocuidado físico: Respeite o seu corpo em transformação
O corpo passa por mudanças significativas, e acolhê-las é essencial para viver a gravidez com confiança e serenidade. Aceite as alterações que vão ocorrendo, afinal de contas é o seu filho a acomodar-se e a preparar a chegada!
Não significa, porém, que descure a sua imagem. Inclua no seu dia a dia estratégias que a façam sentir bem com o seu reflexo no espelho, hoje e nos próximos meses, nomeadamente:
- Adapte o seu estilo: Traduza a sua identidade nesta nova fase, através da imagem e do estilo. Roupas confortáveis e que valorizam as suas novas curvas podem fazer milagres pela autoestima.
- Cuide da sua pele: Hidratação é essencial para evitar desconfortos e prevenir estrias.
- Movimente-se: Atividades físicas seguras ajudam a reduzir o inchaço e melhoram a sua disposição.
Autocuidado emocional: Nutra a sua autoestima e autoimagem
A forma como se vê impacta diretamente a sua experiência na gravidez. Muitas mulheres sentem-se “perdidas” entre a versão de si mesmas antes e depois da maternidade.
- Permita-se sentir-se bonita: A gravidez é um momento de beleza própria, e pequenos gestos, como manter um ritual de beleza, ajudam a reforçar isso.
- Valorize-se em cada fase: O espelho é seu aliado, não seu inimigo. Conhecer as cores, cortes e peças que lhe favorecem nesse momento pode fazer toda a diferença.
- Procure apoio: Profissionais especializados podem ajudar na construção de uma imagem que reflita a mulher que é, para além da mãe em que se está a tornar.
Tempo para si: Pequenos momentos que fazem total diferença
Muitas mulheres culpabilizam-se por dedicarem momentos a si mesmas, sentindo que uma sociedade inteira (familiares inclusive) a condenam por isso. Mas lembre-se que o seu bem-estar, tranquilidade e amor-próprio são transmitidos tal e qual ao seu bebé. E não sou eu que o digo, é a ciência que o comprova. Então, permita-se:
- Criar um ritual de autocuidado, mesmo que seja apenas um banho relaxante ou uma breve caminhada ao ar livre.
- Fazer compras para si própria, uma peça de roupa que favoreça o seu “novo” corpo, um acessório que valorize um look mais básico.
- Reservar momentos para hobbies que lhe tragam prazer.
- Conectar-se com outras mulheres que estejam a passar pela mesma fase.
Ser mãe é uma parte fundamental da sua história, mas não define tudo sobre si. O autocuidado na gravidez é um convite para viver esse momento com plenitude, respeitando a sua individualidade e a sua essência.
Sentir-se bem consigo mesma é um dos melhores presentes que pode dar ao seu bebé.
Está certa de que tem priorizado a mulher que é, antes da mãe que vai ser?
Artigo escrito por, Cristina de Almeida, Consultora de imagem