O BebéAromaterapia nas crianças - os poderosos óleos vegetais

Aromaterapia nas crianças – os poderosos óleos vegetais

Depois de 9 meses na barriga da mamã, o bebé veio ao mundo e está completamente dependente dos seus cuidadores! Enquanto mãe, pretende, com toda a certeza, proporcionar momentos felizes e saudáveis ao seu bebé e, para isso, nada melhor que usar a aromaterapia!

Esta fantástica área pode ser usada em momentos tão simples como a muda da fralda, hidratação pós-banho e momentos mais complexos como o alívio da dor do nascimento dos dentinhos e nariz congestionado! É verdade, a aromaterapia tem tanto de versátil como de complexa, por isso, é que é importante ler, acompanhar aromaterapeutas e, se possível, falar com um deles, apresentando o seu contexto e percebendo quais as soluções mais apropriadas para si, enquanto mãe e para o seu bebé!

Aprofundando o tema que me trouxe aqui – mas afinal que óleos vegetais são mais apropriados para as nossas crianças?

10 óleos vegetais que fazem milagres nos mais pequenos

1. Amêndoas doces: tem um fantástico poder nutritivo para a pele, cabelo e unhas. Ajuda a reparar e acalmar a pele irritada.

2. Abacate: ajuda no cuidado da pele frágil e com falta de elasticidade. Este óleo é muito usado em protetores solares e cremes hidratantes. Tem um excelente poder antioxidante.

3. Calêndula: dos óleos mais usados em situações como eczema e psoríase pelo seu poder cicatrizante e regenerador. Muito usado no caso de queimaduras e picadas de insetos.

4. Graínha de uva: óleo com poder único de nutrir a pele em profundidade, atuando, também como regulador de produção de sebo.

5. Jojoba: óleo com poder protetor da pele em alterações bruscas de temperatura e também regula a produção de sebo.

6. Erva de S. João: óleo poderoso ao nível das dores articulares e reumáticas. Graças à sua constituição ajuda a cicatrizar e diminuir o prurido.

7. Rosa mosqueta: óleo com poder anti-oxidante e anti-inflamatórios. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

8. Calófilo: atua como protetor da pele contra os efeitos nocivos do sol e ajuda no tratamento de distúrbios circulatórios como a rosácea e pernas pesadas.

9. Côco: é um dos óleos mais usados por ser rapidamente absorvido, inodoro e não manchar. Muito versátil ao nível de utilização nos vários tipos de cabelo.

10. Macadâmia : é um óleo usado em situações muito específicas, principalmente, pelo facto de ter uma textura densa. Este óleo é usado em protetores solares pelo seu poder de bloqueio dos raios nocivos do sol.

Depois de analisar a lista e escolher o óleo vegetal que vai utilizar, segue-se a compra que obriga a uma pesquisa das variadas marcas disponíveis. Nesta pesquisa é importante analisar as informações do rótulo e, se possível, procurar feedback de outros compradores. Após este estudo e de ter a certeza que o óleo vegetal escolhido é o certo, é só «colocar as mãos na massa» e iniciar a experiência aromática com o seu bebé!

Não esquecer a importância de conversar com profissional. Nós, aromaterapeutas, queremos acreditar que as pessoas só utilizam a aromaterapia de forma informada e com a consciência que é um passo de elevada responsabilidade. Usar aromaterapia pode ser dos passos mais desafiantes mas, sem dúvida, que será um passo extremamente positivo para a saúde da sua família!

Artigo escrito por Cátia Fernandes, Aromaterapeuta

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...