Parto e Pós PartoAmamentaçãoComo conservar o leite materno?

Como conservar o leite materno?

O leite materno é uma substância viva, adapta-se às mudanças das circunstâncias do seu bebé. Por isso, se o seu bebé adoecer, o seu corpo produz glóbulos brancos e anticorpos adicionais, que viajam para o seu leite e ajudam a combater a infeção.

O leite materno extraído mantém a maior parte dos seus benefícios para a saúde, daí que quando não puder amamentar o seu bebé numa das mamadas e desde que as condições de higiene estejam asseguradas, pode extrair, conservar, congelar e descongelar o seu leite, porque continua a ser melhor para o seu bebé do que qualquer tipo de leite de fórmula. Mas uma boa higiene é essencial para garantir que o leite conservado é seguro para o seu bebé ser alimentado.

Saber conservar corretamente o leite materno extraído é essencial para maximizar as suas qualidades nutricionais e anti-infeciosas. O leite materno recém extraído é preferível ao refrigerado e o refrigerado é preferível do que o congelado. É assim porque o leite materno recém extraído tem as melhores propriedades para o combate às bactérias e um teor mais elevado de antioxidantes, vitaminas e gordura do que o leite refrigerado ou congelado.

Esta informação é baseada em pesquisas atuais e aplica-se a mães que:

  • Têm bebês de termo saudáveis;
  • Desejo de armazenar o seu leite para utilização em casa;
  • Lavam as suas mãos antes da realização da extração de leite;
  • Utilizam recipientes que foram bem lavados e enxaguados.

Orientações para Segurança e Higiene da Conservação

Para assegurar as melhores condições do leite materno extraído deve seguir as seguintes indicações sobre como conservar o leite materno extraído em segurança para bebés de termo saudáveis e tenha em atenção que deve refrigerar o leite materno tão rapidamente quanto possível depois da extração.

Se o seu bebé estiver numa unidade de cuidados intensivos neonatal ou numa enfermaria de cuidados especiais, o seu

hospital pode ter recomendações mais rigorosas para a limpeza e conservação.

Todo o leite deve ser datado antes de ser guardado para poder monitorizar e gerir o leite conservado. Deve armazenar quantidades de leite de cerca de 60 a 120 ml e assim irá reduzir o desperdício.

Deverá arrefecer o leite fresco, colocando-o no frigorífico, antes de adicionar a leite previamente congelado, sendo que só deve congelar se não o utilizar no prazo aceitável de conservação no frigorifico, visto que o leite refrigerado tem mais propriedades anti-infeciosas do que o leite congelado.

Artigo escrito por Carmen Pacheco, Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e fundadora do projeto Mãe.Ponto

Como conservar o leite materno no frigorífico ou congelador

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

29 de fevereiro às 18h - 19h30 Como funciona? No dia 29 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao...

Cadeira da Papa

até 29 de fevereiro   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Cadeira da Papa! 📅 Válido para inscrições até dia 29...
Mamãs Sem Dúvidas - Conteúdo e dicas exclusivas para mamãs

Eu como mulher, mãe e pessoa: autoconhecimento, autoconfiança e autoestima

Quando nasce um bebé nasce uma mãe. Frequentemente focamo-nos no papel de mãe e deixamos para trás a Mulher, a pessoa, esquecida no meio da...