Parto e Pós PartoAmamentaçãoComo conservar o leite materno?

Como conservar o leite materno?

O leite materno é uma substância viva, adapta-se às mudanças das circunstâncias do seu bebé. Por isso, se o seu bebé adoecer, o seu corpo produz glóbulos brancos e anticorpos adicionais, que viajam para o seu leite e ajudam a combater a infeção.

O leite materno extraído mantém a maior parte dos seus benefícios para a saúde, daí que quando não puder amamentar o seu bebé numa das mamadas e desde que as condições de higiene estejam asseguradas, pode extrair, conservar, congelar e descongelar o seu leite, porque continua a ser melhor para o seu bebé do que qualquer tipo de leite de fórmula. Mas uma boa higiene é essencial para garantir que o leite conservado é seguro para o seu bebé ser alimentado.

Saber conservar corretamente o leite materno extraído é essencial para maximizar as suas qualidades nutricionais e anti-infeciosas. O leite materno recém extraído é preferível ao refrigerado e o refrigerado é preferível do que o congelado. É assim porque o leite materno recém extraído tem as melhores propriedades para o combate às bactérias e um teor mais elevado de antioxidantes, vitaminas e gordura do que o leite refrigerado ou congelado.

Esta informação é baseada em pesquisas atuais e aplica-se a mães que:

  • Têm bebês de termo saudáveis;
  • Desejo de armazenar o seu leite para utilização em casa;
  • Lavam as suas mãos antes da realização da extração de leite;
  • Utilizam recipientes que foram bem lavados e enxaguados.

Orientações para Segurança e Higiene da Conservação

Para assegurar as melhores condições do leite materno extraído deve seguir as seguintes indicações sobre como conservar o leite materno extraído em segurança para bebés de termo saudáveis e tenha em atenção que deve refrigerar o leite materno tão rapidamente quanto possível depois da extração.

Se o seu bebé estiver numa unidade de cuidados intensivos neonatal ou numa enfermaria de cuidados especiais, o seu

hospital pode ter recomendações mais rigorosas para a limpeza e conservação.

Todo o leite deve ser datado antes de ser guardado para poder monitorizar e gerir o leite conservado. Deve armazenar quantidades de leite de cerca de 60 a 120 ml e assim irá reduzir o desperdício.

Deverá arrefecer o leite fresco, colocando-o no frigorífico, antes de adicionar a leite previamente congelado, sendo que só deve congelar se não o utilizar no prazo aceitável de conservação no frigorifico, visto que o leite refrigerado tem mais propriedades anti-infeciosas do que o leite congelado.

Artigo escrito por Carmen Pacheco, Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e fundadora do projeto Mãe.Ponto

Como conservar o leite materno no frigorífico ou congelador

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

23 de abril às 21h Como funciona? No dia 23 de abril, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Bomba Tira Leite Medela

até 30 de abril   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Bomba Tira Leite da Medela! 📅 Válido para inscrições até...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...