grávida a realizar ecografia

O momento ecográfico: o que precisa de saber sobre a ecografia?

Estou Grávida e Agora?, Gravidez

29 de Maio de 2020

A ecografia é um teste indolor que utiliza ultrasons para criar uma imagem do feto em desenvolvimento. Se for realizado antes das 11 semanas de gestação, pode ser intravaginal (por dentro da vagina). Após esta idade gestacional, é realizado passando uma sonda ao longo da pele da barriga.

Numa gravidez normal são realizadas 3 ecografias:

1º trimestre: realizada entre as 11 e as 13 semanas+6 dias;

2º trimestre: realizada entre entre as 20-22 semanas+6 dias (ecografia morfológica);

3º trimestre: realizada entre as 30-32 semanas+ 6 dias.

A ecografia pode ser realizada no consultório do obstetra, na maternidade ou no hospital onde a sua gravidez está a ser acompanhada.

Há, ainda, outro tipo de ecografia: a ecografia tridimensional em tempo real (também denominada ecografia 4D), que permite observar toda a dinâmica fetal e compreender alguma morfologia do movimento como a sucção, o bocejo, o choro, dando uma melhor compreensão do desenvolvimento neurofisiológico do bebé.

Este tipo de ecografia proporciona momentos de grande emoção aos papás que conseguem, na maior parte dos casos, ver pela primeira vez a carinha do seu Bebé. A altura ideal para a realização destas ecografias é a partir das 17 semanas de gestação.

A ECO My Baby proporciona gratuitamente aos Pais esta experiência. Basta inscrever-se num evento de captação de imagens em 3D e 4D perto de si.

Pode consultar o calendário e inscrever-se aqui ou na página de Facebook da Mamãs Sem Dúvidas.

Artigo escrito pela equipa da ECO My Baby.

Saiba mais sobre os diferentes momentos ecográficos

Partilhar artigo

Artigos Relacionados