GravidezA importância do sono numa vida feliz e equilibrada

A importância do sono numa vida feliz e equilibrada

Passamos  ⅓ da nossa vida a dormir, tal é a importância do sono para o nosso equilíbrio.

Um sono reparador tem um papel essencial no nosso bem-estar:

  1. Permite o restabelecimento de vários sistemas do nosso organismo;
  2. Economiza energia;
  3. Consolida a memória – por isso quanto mais tempo estivermos acordados, menos eficaz será o armazenamento de novos conhecimentos.
  4. Potencia o nosso sistema imunitário – dormir de forma reparadora aumenta as nossas defesas. Tão importantes para esta fase do ano, e para esta fase mundial.

Cerca de 45% da população mundial apresenta distúrbios de sono, e na sua maioria evitáveis ou tratáveis. Portanto perseguirmos bons hábitos de sono é uma peça fundamental para o puzzle de um sono de qualidade.

Quantas horas devemos dormir?

Obviamente que existem diferenças individuais, e as necessidades de sono variam de pessoa para pessoa, e variam ao longo da nossa vida.

– Recém-nascidos (0-3 meses): Entre 15 e 17 horas

– Bebés (4-11 meses): Entre 12 e 15 horas

– Bebés de um e dois anos: Entre 11 e 14 horas

– Crianças dos 3 aos 5: Entre 10 e 13 horas

– Crianças dos 6 aos 13: Entre 9 e 11 horas

– Adolescentes até aos 17: Entre 8 e 10 horas

– Adultos até aos 64: Entre 7 e 9 horas

– Seniores (mais de 65): Entre 7 e 8 horas

Devemos ter um ritual de sono?

Sim! O nosso corpo precisa de auxílio para desacelerar do ritmo do dia-a-dia.

30 minutos antes do momento que quer estar a dormir, deve iniciar o seu ritual. Para isso, siga um conjunto de passos agradáveis, relaxantes e na mesma forma e sequência todos os dias, assim dá “tempo” ao seu corpo para interpretar o seu ritual e torná-lo previsível.

Um exemplo pode ser entrar no quarto, baixar a intensidade de luz artificial, fechar a janela, vestir o pijama, abrir a cama, ler um livro.

Que outros hábitos podemos ter?

Outro bom hábito a realçar será ter um horário o mais regular possível para deitar e até mesmo para acordar. Isso facilita o nosso adormecimento.

Praticar atividade física regularmente também é um excelente hábito. Tente não fazê-lo imediatamente antes de se deitar. 

Artigo escrito por Ana Maria Pereira, Terapeuta do Sono

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

Especial Grávida Online

22 de maio às 21h Como funciona? No dia 22 de maio, entre as 21h, contamos consigo no Especial Grávida Online.Ao inscrever-se gratuitamente, habilita-se a ganhar...

Intercomunicador Miniland e Mala Maternidade Uriage

até 31 de maio   Como funciona?   Está grávida? Participe neste PASSATEMPO e habilite-se a receber uma Mala da Maternidade com produtos Uriage e ainda um Intercomunicador...

Cuidados na amamentação: prevenção e tratamento de complicações

14 de maio Como funciona? Para o dia 14 de maio, a Mamãs Sem Dúvidas organizou um Curso Flash para falar sobre Cuidados na amamentação: prevenção...