BabySafe

BabySafe: o novo teste pré-natal não invasivo da BebéVida

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

10 de Novembro de 2020

A BebéVida lançou um novo teste pré-natal que, através do estudo do ADN do bebé, permite detetar alterações fetais, como a presença de trissomias. Com uma precisão superior e taxas de falsos positivos inferiores, o BabySafe destina-se a todas as grávidas, a partir das 10 semanas de gestação, e é realizado de uma forma não invasiva, diminuindo o risco de aborto.

Os exames invasivos, apesar de serem realizados por especialistas, acarretam riscos para a gravidez, devendo apenas ser ponderados aquando da existência de um elevado risco de alterações cromossómicas. Por isso, o novo teste da BebéVida é realizado através de uma simples amostra de sangue materno, sem riscos, e é o único realizado na íntegra em Portugal.

O objetivo passa por detetar no ADN do bebé a presença de trissomias 21, 18 e 13, o sexo fetal e as aneuploidias dos cromossomas sexuais (Monossomia X, XXX, XXY, XYY), diminuindo o risco de aborto observado noutros procedimentos, como a amniocentese (risco de 0,5%) ou a biópsia de vilosidades coriónicas (risco de 1 a 2%).

Na ausência de qualquer tipo de rastreio, cerca de 1 em cada 700 fetos nascem com Síndrome de Down. Esta patologia manifesta-se por um défice cognitivo, podendo ser moderado a grave e causar malformações cardiovasculares, gastrointestinais, entre outras.

As grávidas que queiram realizar o teste BabySafe devem solicitar ao médico obstetra uma requisição preenchida e assinada, que pode ser descarregada no site da BebéVida e sem a qual não é possível realizar o teste. Depois é apenas necessário entrar em contacto com a BebéVida para solicitar o teste e dirigir-se a um dos postos de colheita Unilabs.

Após ser feita a recolha, o relatório estará disponível entre 4 a 6 dias úteis e será prestado acompanhamento médico pela Unilabs e através de uma linha de apoio exclusiva.

Mais informações disponíveis em bebevida.com.

Artigo escrito pela Equipa Mamãs Sem Dúvidas

O que é um teste NIPT e para que serve?

Partilhar artigo

Artigos Relacionados