grávida ao espelho a olhar para pente

Como é que o cabelo muda durante a gravidez?

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

29 de Maio de 2020

Das muitas mudanças físicas que ocorrem durante os 9 meses de gravidez, as mudanças na textura e no volume dos cabelos geralmente agradam muito às futuras mamãs. Muitas relatam cabelos com muito brilho e mais volumosos, enquanto que outras mulheres se queixam do excesso de oleosidade, principalmente no primeiro trimestre da gestação.

Cada fio de cabelo passa por um ciclo com três fases de crescimento, transição e repouso antes de cair. Normalmente, perdemos até 100 fios de cabelo diariamente, mas o aumento do estrogénio durante a gravidez prolonga a fase de crescimento do cabelo, diminuindo a queda.

Porém, estas mudanças nos cabelos não são definitivas! Quando as oscilações nos níveis das hormonas  diminuírem, geralmente 6 a 9 meses após o parto, os ciclos dos seus cabelos voltarão ao normal. 

Para um grande número de mulheres, esta transição de volta ao “normal” pode ser um pouco stressante, devido a uma condição chamada de Eflúvio Telógeno, quando o cabelo cai intensamente. Algumas mulheres podem apresentar regiões com grandes falhas no couro cabeludo que podem durar até alguns meses. 

O que fazer?

Algumas mudanças físicas que ocorrem durante e após a gravidez podem ser muito stressantes, mas é importante lembrar que estas são temporárias e muito comuns.

Alguns especialistas recomendam uma alimentação equilibrada e saudável para ajudar nesse processo, incluindo sementes, nozes e outras oleaginosas na rotina alimentar. Beber muita água e líquidos em geral, mantendo-se hidratada, também é importante para a sua pele e cabelo.

Evitar químicos fortes no cabelo também ajuda a manter a boa saúde dos cabelos. Mas caso não consiga abdicar dos tratamentos que costuma fazer, mantenha os seu cabelo sempre hidratado e use produtos adequados para o seu tipo de cabelo.

Caso a queda de cabelo seja muito intensa ou dure muito tempo, procure um médico que a possa orientar e tirar as suas dúvidas.

Artigo escrito pela Drª Michelle Sister, Médica de Clínica Geral e Dermatologista

Ver mais dicas na Academia Online

Partilhar artigo

Artigos Relacionados