Como ter um quarto de sonho: dicas para um sono saudável

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

27 de Junho de 2022

O nosso quarto deve ser o “templo” do sono, por isso é essencial que crie boas e saudáveis associações ao espaço, especialmente os mais pequenos.

Um quarto saudável é simplista, organizado, confortável, silencioso, arejado e seguro.

7 dicas para um quarto de sonho

  • Distancie do quarto todos os aspetos, aparelhos e ferramentas de trabalho e lúdicos.
  • Salvaguarde a ausência de estímulos.
  • Escolha cores para o quarto que lhe transmitam serenidade e tranquilidade.
  • Areje e permita, se possível, a exposição solar.
  • Faça a cama todos os dias.
  • Tenha em atenção a temperatura, idealmente deve rondar os 19ºc. Para dormir devemos estar numa temperatura agradável, de forma a criar condições ao relaxamento que o sono precisa.
  • Tomar banho pode ter o poder relaxante para a maioria de nós. Para além disso, refresca-nos!

Como limpar o quarto?

Sim, a limpeza do quarto influencia o nosso sono!

O espaço deve ser limpo com regularidade. Em especial os têxteis (cortinados, tapetes, roupa da cama,…) são excelentes acumuladores de pó, pelo que convém lavá-los e trocá-los com frequência. Quanto menos acumuladores de pó tivermos, melhor!

Opte por limpar o quarto com produtos de limpeza o menos ofensivos, corrosivos e tóxicos possível. Os seus efeitos nocivos permanecem mesmo após a secagem. 

Muitos dos produtos que habitualmente temos destinados à limpeza da nossa casa, podem não ser os ideais para o quarto: são prejudiciais para o sono, para a respiração, agressivos para a pele e podem ajudar a despoletar alergias. Os mais antigos usavam água com vinagre e até bicarbonato de sódio pois não eram tão abrasivos. No mercado hoje em dia já existem produtos biológicos e não tóxicos

Artigo escrito por Ana Maria Pereira, Terapeuta do Sono

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