Conforto na hora de dormir: dicas para um sono saudável

Gravidez, Saúde & Cuidados na Gravidez

18 de Maio de 2022

Sentirmo-nos confortáveis é um fator que influencia largamente o nosso sono. Como podemos então criar este ambiente de conforto?

1. Escolha bem as roupas

Eleger roupa confortável e simples e tecidos naturais e orgânicos, mesmo para a cama, é essencial para criar um ambiente descontraído e propício ao sono.

2. A almofada importa

Apostar numa boa almofada também é um passo importante, visto que ela ajuda a reduzir e a aliviar tensão acumulada ao longo do nosso dia,  nas costas, ombros e pescoço.

3. Reduza os estímulos

Para dormirmos é necessário, reduzir estímulos, haver tédio e monotonia. Tendo isto em conta, o nível de silêncio no quarto também deve ser cuidado. Óbvio que existem algumas pessoas que referem preferir algum nível de ruído no adormecimento, no entanto, durante o sono devem ter silêncio, para que o sono seja reparador. As pessoas que têm maiores dificuldades com o sono, devem abolir ruídos externos ou usar ruído branco – este ruído constante no tempo serve de bloqueador a ruídos externos que nos despertam.

No caso dos bebés, é super confortante terem ruído branco no adormecimento e até enquanto dormem. Porquê? Durante o tempo em que estiveram na ”barriguita”, ouviam constantemente este som.

Sabe aqueles bebés que dormem melhor se ouvirem o exaustor, o aspirador, no automóvel/ruído do motor, com o secador? Está certo, estes ruídos constantes no tempo têm a capacidade de acalmar o bebé e de devolver-lhe um pouco do “ambiente” do útero. Se tem um bebé, existem bonecos, aparelhos a pilhas e aplicações com este ruído, para que possa usar.

4. Regule a temperatura

Opte por ter uma temperatura adequada. Não dormimos bem com demasiado calor, nem demasiado frio. Por isso mantenha uma temperatura no quarto que ronde os 18 a 22 graus.

5. Decida o horário

Procure um horário o mais regular possível para se deitar.

6. Relaxe

Use técnicas de respiração, meditação e relaxamento pois elas ajudam a desconectar das preocupações que por vezes nos invadem a mente, antes de dormir.

7. Opte por um bom colchão

Sim, um colchão de qualidade pode fazer muita diferença no caminho de um sono reparador e saudável!

O colchão deve ser o mais respirável possível, para que consiga diminuir a nossa temperatura corporal. Deve também ser ergonómico.

Outra questão importante de referir é que o atrito do nosso corpo com a cama eleva os níveis de eletricidade estática e, por consequência, aumenta a hormona de stress e níveis de cortisol. Estes dois aspetos são importantes para estarmos em atividade e acordados, mas contraproducentes para adormecer e dormir.

Opte por um colchão de sonho, para o seu sono… Visto que passa imenso tempo da sua vida a dormir, será um investimento certeiro para si. Dormir bem e confortável é o código postal para promover a sua saúde física, mental e promover a nossa longevidade com qualidade de vida. 

Artigo escrito por Ana Maria Pereira, Terapeuta do Sono

Partilhar artigo

Artigos Relacionados